Quais objetos irão parar de funcionar com o fim da tecnologia 3G?
Com o advento de novas tecnologias, outras redes vão ficando para trás. Assim, com a ascensão do 5G, o sinal 3G dirá adeus.
A AT&T, companhia norte americana de telecomunicações, responsável pela rede 3G, encerrará suas atividades na próxima semana. Seguindo essa situação, algumas outras companhias que dependem desse sinal também fecharão suas portas.
Caminhando em direção ao futuro, uma gama de produtos que ainda dependem da antiga tecnologia se tornarão obsoletos. Desse modo, caso não se atualizem, perderão espaço no mercado do 5G.
Algumas empresas estão indicando que seus clientes troquem seus antigos aparelhos por tecnologias mais recentes, e outros estão pedindo que eles troquem algumas peças dos seus produtos para comportar a nova tecnologia.
Veja mais em:WhatsApp não vai mais funcionar em alguns modelos de celular; Veja lista
Estamos preparados para o novo?
Enfrentar o novo pode ser tranquilo para alguns, mas muito difícil para outros. Encarar o rápido avanço da tecnologia e dos novos sinais, por exemplo, é algo que causa preocupação e pavor para muitas pessoas.
Muitos aparelhos, como carros, sistemas de alarmes domésticos, alguns dispositivos médicos, assistências de entrada e notificações de acidentes de carro estão comprometidos com o fim do 3G.
Desligar esse sinal é abrir uma porta para o futuro, contudo, é também uma exposição a riscos altos. Pois, grande parte dos carros que possuem GPS integrado dependem dessa tecnologia e, caso não haja uma atualização, pararão de funcionar. Isso pode oferecer riscos aos condutores, pois o GPS é o principal meio de aviso, caso aconteça algum acidente.
O que nos espera?
O anúncio do desligamento do sinal fará com que diversas empresas busquem adaptar seus aparelhos rapidamente aos sinais 4G e 5G. Companhias de segurança domésticas, cujos alarmes utilizavam majoritariamente a tecnologia 3G, também estão migrando para o 4G.
Outras empresas, como a ADT, buscaram investir em recursos que fossem capazes de converter os sinais. Desse modo, em 2020, a empresa adquiriu a Cellbouce, que fabrica dispositivos capazes de converter os sinais de 3G para 4G.
Por fim, caso possua algum aparelho que contenha ainda a tecnologia 3G, recomenda-se procurar o fabricante para atualização ou simplesmente buscar por um novo dispositivo mais moderno. Afinal, é preciso se preparar para lidar com o novo.
Comentários estão fechados.