As mulheres que inventaram, mas foram os homens que levaram o crédito

Ao longo dos séculos, diversas invenções foram surgindo e sempre lembramos daquelas que um homem inventou. Mas será que foi realmente ele o inventor?

Como se sabe, as mulheres passaram por muitas dificuldades no decorrer da história humana. Até hoje, no século XXI, há lugares que proíbem mulheres de realizar alguma atividade ou até mesmo não ter acesso a direitos de cidadania. Trabalhar, frequentar determinado locais e até mesmo uso de algumas vestimentas foram atividades constantemente reguladas em relação às mulheres. Devido a isso, quando dificilmente tinham acesso aos seus direitos, sofriam com julgamentos acerca de suas capacidades e com injustiças. Por isso, hoje listamos invenções criadas por mulheres, mas que foram creditadas a um homem. Confira agora.

Leia mais: Curiosidades: Veja 6 invenções que mudaram o mundo

5 invenções que tiveram mãos femininas e você não sabia

Conheça agora quais foram as invenções e as inventoras que não receberam o devido crédito:

Algoritmo computacional

No decorrer do século XIX, surgiam as instruções pioneiras para o primeiro programa de um computador. A criação de Ada Lovelace foi fundamental para o surgimento dos computadores que conhecemos hoje, infelizmente ela não ficou com os créditos. O inventor e matemático Charles Babbage, que criou a parte física em si do computador (com a ajuda de Ada), foi quem recebeu os créditos.

Fraldas descartáveis

Antigamente fraldas de pano “davam conta” das necessidades de um bebê, porém, Marion Donovan teve a brilhante ideia de criar as fraldas descartáveis. Depois de perceber que a sua criança utilizava muitas fraldas de pano, ela criou as fraldas que conhecemos hoje. Contudo, quem levou os créditos foi Victor Mills.

Física nuclear

A física nuclear não tem um pai, mas sim uma mãe. Chien-Shiung Wu foi a responsável por apresentar a primeira prova que desmentia a Lei da Paridade. Todavia, seu trabalho foi negligenciado e acabou ficando sem os créditos.

Caminho da Lua

Quem não conhece a famosa foto do homem na lua? Pois é, foi graças a Katherine Johnson que a chegada de objetos e/ou pessoas enviados por humanos até a lua fosse realizada com sucesso. Apesar de ser uma excelentíssima matemática, Katherine não tinha o reconhecimento de seus colegas da NASA e tudo o que ela fazia não recebia a devida importância.

Prancha de cabelo

Muito utilizada por elas hoje em dia, a prancha de cabelo também é uma invenção feminina. Ada Harris foi quem inventou, porém, Marcel Grateau foi quem levou os créditos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.