As outras possibilidades de aplicação da nota do ENEM
Além das modalidades de ingresso convencionais na universidade, há outras maneiras de aplicar a sua nota do ENEM.
Ao contrário do que muitos pensam, há, sim, instituições em que a nota do ENEM é aceita além dos programas SISU, Fies e Prouni. É normal recorrer sempre a eles, devido aos grandes benefícios e à alta popularidade. No entanto, não se deve deixar de lado as outras formas de utilizar o resultado obtido na avaliação, afinal, é uma oportunidade a mais. Então saiba onde mais seu rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio é útil.
A versatilidade do ENEM
Como é de conhecimento geral, o Exame Nacional do Ensino Médio é a prova mais famosa e uma das mais concorridas do país. O seu processo de realização é simples. Treineiros, estudantes do último ano do ensino médio ou com ensino médio completo se dirigem ao local de prova em 2 domingos e realizam a prova com 180 questões no total e mais uma redação.
A partir da nota obtida no exame, os estudantes têm a possibilidade de ingressar em uma universidade, seja ela pública ou particular, através de programas do governo. São eles: SISU, Prouni e Fies.
1. SISU
O Sistema Único de Seleção Unificada conta com duas ondas seletivas em um único ano, o ingresso do primeiro e do segundo semestre. Com a ele, é possível ingressar em universidades/institutos federais e estaduais.
2. Prouni
Para participar do Prouni, é necessário seguir alguns requisitos, como ter estudado integralmente ou parcialmente em escola pública ou ser bolsista em escola particular. Ele oferece bolsas integrais para instituições privadas.
3. Fies
O Fies é um programa de financiamento estudantil em que o estudante só arca com os custos da universidade particular após se formar.
Outras alternativas
Além das opções convencionais citadas acima, é possível aplicar a nota do ENEM em outras instituições. Existem Universidades de Portugal, instituições profissionalizantes (cursos técnicos) e as próprias universidades privadas que trabalham com o aproveitamento do exame.
Nas instituições privadas, é comum aplicar as notas para concorrer a bolsas parciais ou integrais. Já nos cursos profissionalizantes, existem instituições que possibilitam o uso da nota de até 5 anos atrás, por exemplo, que é o caso do SENAI.
Comentários estão fechados.