As tirinhas de Calvin e Haroldo vão virar animação? Veja resposta do criador
As famosas tirinhas de Calvin e Haroldo são um sucesso ao redor do mundo. Mas, você percebeu que a obra nunca foi produzida em animação ou virou produto? Entenda o motivo.
Calvin e Haroldo são personagens populares que você nunca verá em outro lugar além das tradicionais tirinhas, e a razão por trás disso é surpreendente.
As tirinhas de Calvin e Haroldo acompanham gerações de pessoas que se identificam com a amizade entre o garoto e seu tigre de estimação.
Inclusive, a criação do autor ganhou as redes sociais e está em inúmeras provas de concursos públicos, pois têm um tipo de diálogo curto e cômico que consegue trazer uma reflexão.
A obra foi criada em 1985 e, ainda hoje, é um sucesso, principalmente entre os livros que compilam as tirinhas publicadas até 1995.
Mas, apesar da popularidade, o criador dos personagens, Bill Waterson, decidiu não vender os direitos de sua obra e nunca permitiu que a marca fosse comercializada em diferentes produtos. Entenda os motivos!
Por que Calvin e Haroldo não tem produtos licenciados?
Em entrevista ao jornal The Comics Journal, realizada em 1989 e republicada em 2013, o artista explicou melhor os motivos para não vender produtos com os personagens e a importância pessoal de sua obra.
Primeiramente, ele nunca achou que as tirinhas ficariam populares e diz: “não entendo, já que nunca pretendi fazer de Calvin e Haroldo uma tira popular. Eu apenas desenho para mim. Acho que tenho o dom de expressar gostos comuns. De certa forma, é meio deprimente.” Por isso, ele nunca permitiu o merchandising em produtos, como camisetas, games ou brinquedos.
Para Waterson, o efeito cômico e as reflexões de vida que são feitas em Calvin e Haroldo funcionam a partir de uma situação e do desenvolvimento entre os amigos. Se a obra fosse comercializada em produtos, ela não conseguiria manter sua essência e o humor característico.
Portanto, permitir a venda de produtos seria uma atitude que contraria a filosofia de vida de Waterson e que ele deseja para sua vida artística.
As tirinhas de Calvin e Haroldo serão adaptadas para animação?
Infelizmente, a resposta de Waterson é não para esta possibilidade também. Ele acredita que o universo da animação demanda um tempo e energia que ele não está disposto a oferecer.
Além do mais, produzir um filme é um trabalho em equipe e o autor prefere desenvolver suas obras com pouca interferência das pessoas.
Durante a entrevista, ele disse ainda: “Apesar de toda a minha admiração pela arte, realmente não consigo decidir se quero ver Calvin e Haroldo animados. Sei que gostaria de trabalhar com as oportunidades visuais que a animação oferece, mas você muda o mundo que criou quando muda o meio em que é apresentado.”
Por fim, ele ressalta que a animação é um universo maravilhoso, mas que é um processo artístico diferente das tirinhas, assim como acontece com livros que são adaptados para o cinema.
A maioria dos fãs acaba concordando que o livro é melhor do que a versão cinematográfica, porque a literatura tem uma linguagem e o cinema outra.
Até o momento, o Waterson não mudou de opinião e nós podemos acompanhar as aventuras de Calvin e Haroldo apenas na série de tirinhas.
Comentários estão fechados.