Assistir esportes é melhor do que se imagina, segundo estudo britânico
Pesquisa realizada no Reino Unido mostra os benefícios para quem gosta desse tipo de entretenimento.
O esporte desperta paixões e muitos sentimentos, tanto positivos quanto negativos. Quando o resultado do seu time do coração é favorável, a alegria é contagiante, assim como a derrota gera frustração e tristeza.
Uma pesquisa realizada no Reino Unido evidencia que acompanhar esportes, tanto pessoalmente quanto pela televisão, é um gatilho para o bem-estar das pessoas. Mesmo quando o seu time perde, o que prevalece é o prazer de ter aquele momento de lazer e distração.
Esporte aumenta a qualidade de vida de quem assiste
O governo do Reino Unido encomendou uma pesquisa, realizada pela Anglia Ruskin University, da Grã-Bretanha, para entender como o esporte impacta o bem-estar da população.
O levantamento, sob liderança de Helen Keyes, colheu dados de 7.209 britânicos com idades entre 16 e 85 anos.
Segundo a pesquisa, a sensação de bem-estar é maior entre as pessoas que acompanham esportes em relação a quem não acompanha.
Isso aumenta em quem vai aos locais de competição. Contudo, quem assiste pela televisão ou streaming também sente alguma alegria e relaxamento ao acompanhar um evento esportivo.
No Reino Unido, o futebol é a grande paixão nacional, mas outras modalidades são apreciadas, como o rugby, o tênis e o automobilismo. Todas elas conseguem gerar algum nível de prazer em seus espectadores.
Teoria da identidade social
O levantamento aponta ainda que diversas teorias compõem o bem-estar devido ao esporte, uma delas trata-se da identidade social.
Quando várias pessoas torcem para o mesmo time e interagem naquele ambiente, elas têm uma sensação de identificação, pertencimento e positividade.
Outro fator é a possibilidade de se encontrar com os amigos e curtir momentos descontraídos, independentemente do resultado da partida ou campeonato. A interação entre as pessoas se sobressai durante esses momentos.
Em tempos de internet e redes sociais, a possibilidade de participar de grupos virtuais de apoiadores de uma equipe ou atleta em comum, segundo a pesquisa, também eleva o bem-estar.
Justamente por conta disso, o estudo mostra que o mais importante é acompanhar o evento esportivo, mesmo sem ir ao local.
Portanto, desfrutar de momentos de lazer no esporte vai influenciar a saúde física e emocional do indivíduo, ao promover mais qualidade de vida.
Comentários estão fechados.