Asteroide aproximou-se da Terra e deixou governantes preocupados
Com “potencial altamente perigoso”, o asteroide poderia ter causado efeitos catastróficos.
Na última sexta-feira (27), um asteroide – o maior a passar próximo à Terra este ano – passou pelo nosso planeta e deixou governantes preocupados. De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA, o asteroide “potencialmente perigoso” tinha um diâmetro de 1,1 milhas de comprimento e pelo menos 3.280 pés de largura. Ele foi visto cruzando a Terra às 9h da manhã. Confira neste artigo mais detalhes sobre o asteroide perigoso que se aproximou da Terra.
Leia mais: Aumente a sua expectativa de vida com a alimentação correta
Asteroide com potencial perigo foi visto cruzando a Terra
O asteroide, oficialmente chamado de 1989 JA, tem aproximadamente quatro vezes o tamanho do Empire State Building. Este asteroide seria catastrófico se colidisse com a Terra, mas esteve a uma distância segura de 2,5 milhões de quilômetros. Para os cidadãos de países do hemisfério Sul, esse asteroide pôde ser visto utilizando pequenos instrumentos de ampliação, como telescópios e binóculos.
Entenda mais sobre a categorização de perigo por asteroide
A classificação de um PHA, ou seja, de uma Asteroide Potencialmente Perigoso, é feita como “qualquer objeto passando pela Terra a uma distância inferior a 0,05 unidades astronômicas”, sendo 1ua = distância Terra – Sol.
Para muitas pessoas, categorizar este asteroide como potencialmente perigoso pode parecer confuso, mas há uma razão. Esse rótulo é dado para qualquer tipo de objeto espacial que esteja próximo o suficiente da Terra, ou seja, a menos de 20 vezes a distância da lua para o planeta. Com isso, é possível definir se um asteroide está ‘próximo’ o suficiente para entrar na categoria de PHA.
Embora a colisão do asteroide visto nesta semana não tenha ocorrido, ainda assim, é “concebível” que ao longo de muitos séculos, senão milênios, a esfera deste objeto possa evoluir o suficiente para haver uma colisão com a Terra. Isso faz com que ele seja perigoso a longo prazo.
Comentários estão fechados.