Ataque hacker: TJDFT chama Microsoft para resolver problema
Endereço eletrônico ficou suspenso por quatro dias após o ataque cibernético, e ainda enfrenta instabilidades.
Na última semana, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) fez a convocação da empresa Microsoft, com a finalidade de que a companhia resolva o problema que fez com que os sistemas da corte ficassem fora do ar desde às 13h30 do dia 31 de julho de 2022, de forma que o endereço eletrônico ficou suspenso por quatro dias após o ataque hacker.
Leia mais: Ouro extraído ilegalmente no Brasil foi comprado pela Apple, Amazon, Google e Microsoft
“O TJDFT informa que os sistemas ainda não foram retomados em virtude de um trabalho de análise técnica minuciosa em toda rede do tribunal, que está sendo realizado em conjunto com especialistas em cibersegurança da Microsoft”, dizia o informe no próprio site do TJ. Em vista disso, de acordo com a portaria que acabou sendo publicada no dia primeiro deste mês, cancelou-se o expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios na ocasião.
Vale ressaltar que essa ordem foi assinada pelo presidente do Tribunal, o desembargador Cruz Macedo, e pelo corregedor da Justiça do Distrito Federal, o desembargador Costa Carvalho. Como a rede não havia retornado, no dia 02 o expediente também acabou sendo suspenso, tanto para o primeiro quanto para o segundo grau da jurisdição.
“O TJDFT reitera que não houve comprometimento à base de dados dos sistemas judiciais, os quais serão restabelecidos tão logo haja segurança no ambiente tecnológico”, afirmou a Corte. Por fim, vale ressaltar que o próprio TJ derrubou o site depois de fazer a detecção de atividades maliciosas no sistema.
Site voltou a ficar fora do ar na última segunda-feira
Na última segunda-feira, 08, o site do TJDFT voltou a cair. Segundo a Corte, a suspensão durou duas horas, e foi ocasionada por uma manutenção emergencial na plataforma, o que não tem relação com o ataque ocorrido anteriormente. Apesar da instabilidade do site, o expediente do Tribunal será mantido nesta quarta-feira, 10.
Comentários estão fechados.