Até 2024, o 'Ciência é 10!' disponibilizará mais de 8 mil vagas

O programa de especialização para professores do ensino básico, Ciência é 10!, retorna para nova edição.

Você conhece o Ciência é 10!? Até o ano que vem, a Fundação CAPES pretende abrir mais de 8 mil vagas. A notícia foi dada nesta última quarta-feira (14), durante o lançamento da segunda edição do Programa.  

Com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participando do evento que aconteceu em Brasília e foi transmitido no YouTube, foram divulgadas 3 mil vagas para o segundo semestre deste ano e outras 5 mil para 2024.

No total, 18 instituições de ensino superior de 12 Estados e do Distrito Federal ofertarão essas vagas, seguindo seus próprios cronogramas. Os cursos são oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 105 polos.

Conheça mais sobre o Ciência é 10!  

A ideia deste programa é fornecer e promover educação científica de maneira on-line para os professores da rede básica de ensino. Assim, são módulos com recursos multimídia, fóruns de discussão, avaliações e atividades práticas, tudo dividido nos quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia.

A presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, indica que toda a ideia deste Programa é aumentar o pensamento científico desde a educação básica. Assim, expandindo a ciência para as modalidades EaD, mais professores poderão participar.

O público-alvo são os professores que lecionam Ciências para os anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano). É realizado em parceria com o Ministério da Educação.  

Como participar?  

Até o momento, ainda não houve divulgação do início das inscrições, mas entende-se que, após o anúncio do retorno, não deve demorar muito. No total, são 480 horas de matérias complementares, para melhorar e ampliar o conhecimento e a metodologia dos professores.  

Entre os objetivos do Ciência é 10!, podemos observar:  

  • Qualificação profissional;

  • Despertar a curiosidade sobre o estudo científico entre os alunos.

  • Melhorar o desempenho dos alunos nas áreas de ciências.  

As instituições de ensino que são parceiras do Programa ainda não foram divulgadas, mas podemos levar em consideração a última edição: foram diversas instituições de ensino superior federais e estaduais que participaram!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.