Até quando vai durar a nova onda de calor? Inmet amplia alerta
A nova onda de calor que assola o Brasil tem feito com que temperaturas máximas recordes sejam registradas. Mas até quando ela vai durar?
O Inmet aumentou o alerta de perigo devido à nova onda de calor para 13 estados e Distrito Federal. Além de aumentar as áreas em risco, o Inmet aumentou também o nível de risco em algumas localidades brasileiras. O alerta de perigo foi ampliado para a Bahia, Amazonas, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraná.
Veja também: Nova onda de calor pode chegar a 45 °C e ‘não é normal’, dizem especialistas
Em relação ao nível de alerta, a categoria subiu para grande perigo no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo. Segundo a previsão divulgada, as temperaturas poderão ficar 5 °C acima da média histórica para novembro.
No Rio de Janeiro, as temperaturas ficaram acima dos 30 °C pela manhã deste domingo (12), superando os 47 °C em sensação térmica. Calor histórico foi registrado também em São Paulo durante o fim de semana, superando as temperaturas registradas em novembro nos últimos 19 anos.
Até quando a onda de calor continua?
Segundo a previsão do Inmet, a nova onda de calor deverá durar até esta quarta-feira (15). No entanto, a tendência é de que o calor continue até o final do ano, visto as mudanças climáticas e a influência do El Niño.
Conforme explicado por Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, “a Organização Meteorologia Mundial já identificou que estamos vivenciando quatro meses com temperaturas acima da média e uma tendência de terminarmos o ano como o mais quente já registrado desde o início das medições”.
Além da nova onda de calor, há também um alerta para a baixa umidade. Segundo os limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), índices abaixo dos 12% de umidade já são considerados emergenciais. Diversos locais no país já estão abaixo dos 15%, aumentando o alerta para os brasileiros.
No final de semana, algumas cidades registraram recordes de temperaturas, como a máxima de 42,3 °C registradas em Porto Murtinho (MS) e Aragarças (GO). A cidade mais quente do país, Cuiabá (MT), registrou 41,3 °C.
Comentários estão fechados.