ATENÇÃO! 10 sinais de que é hora de levar o cão ao veterinário
Nem tudo é caso de alerta no que diz respeito à saúde do seu pet. Porém, existem sinais que são indicativos de se deve correr para um hospital veterinário. Conheça 10 deles!
Se você tem um cachorrinho em casa, conhece bem sua personalidade, seus hábitos e gostos. Por isso, também sabe identificar facilmente quando algo não está certo com ele.
Mas, você sabe qual é a hora de levá-lo ao veterinário para que ele seja examinado por um profissional?
Muitas coisas são apenas pequenos mal-estares – assim como acontece conosco. Porém, outros sintomas merecem um pouco mais de atenção por parte de você, tutor. Continue a leitura e se informe a respeito disso!
10 sinais de que seu cão precisa ir com urgência ao veterinário
Antes de listarmos os sintomas, lembre-se de que, em casos como estes, você não pode procrastinar nem medicar seu cão por conta própria. Isso é negligência!
1. Comportamento incomum
É um tópico geral que abrange muitos outros sintomas, mas que precisam do seu alerta. Vocalização diferente, paralisia, alteração da coordenação motora (…) Todos esses sintomas podem estar relacionados a um quadro de epilepsia e outras condições mais graves.
2. Aumento ou perda de peso repentina
Quase ninguém faz isso, mas é importante pesar seu pet de tempos em tempos. É preciso ir ao veterinário quando o cão perde peso muito rápido, mesmo comendo normalmente, ou quando engorde de uma vez. Os diagnósticos podem ser vários: anemia, alterações hormonais, diabetes ou até mesmo neoplasia.
3. Mau cheiro
Os cães têm seu cheiro próprio e, se você dá banho no seu com frequência, ele está sempre cheiroso. No entanto, se você perceber um odor diferente, vindo da pele, da boca ou das glândulas anais, é necessário fazer uma consulta.
4. Mancar
As razões para um cachorro mancar são inúmeras: pode ser machucado na pata, torção, luxão, hérnia ou até mesmo manha (sim, é possível!). Somente um veterinário poderá dar o diagnóstico correto.
5. Prostração
Quem é dono de cachorro sabe que, quando ele fica muito quietinho em um canto, não é um bom sinal. Até nos cães mais preguiçosos, se ele não quer nem comer, algo não está certo. É hora de ir a uma consulta imediatamente.
6. Falta de apetite
Quando um animal para de comer ou perde o interesse pela comida, é um problema sério. Mas você deve avaliar se ele não quer comer a comida dele ou nenhuma. Ofereça petiscos, ração ou um pedacinho de comida de gente. Se ele não quiser nada, precisa ser avaliado por um profissional.
7. Vômito
O vômito dos cães pode ser um sintoma de muitas coisas. Assim como nós, ele pode ter comido algo que não caiu bem ou algo que não deveria – sobretudo se ele tem acesso aos lixos da casa.
Mas também pode ser algo mais sério, como uma intoxicação ou desordens do sistema digestivo. É necessário apurar melhor com exames laboratoriais.
8. Diarreia
Diarreia é um sintoma que os tutores negligenciam um pouco, principalmente por ser algo “comum” em algumas situações, como a troca de ração, por exemplo.
No entanto, assim como o vômito, os motivos por trás desse sintoma podem ser vários. É melhor deixar um veterinário avaliar seu animalzinho.
9. Tosse, espirro ou engasgo
A situação é a mesma com esses três sintomas. São coisas comuns e, portanto, não levadas a sério pelos tutores. Se é uma situação isolada, tudo bem.
Porém, quando acontece com muita frequência, você não deve perder tempo. Leve o cão ao veterinário para que ele faça uma bateria de exames e investigue a situação.
10. Autolambeção, mordidas em si mesmo ou coceira
Esses três sintomas podem estar ligados a muitas coisas (simples ou complexas). Pode ser uma reação à mudança de clima ou uma alergia, mas também pode ser um quadro de ansiedade ou algum parasita. De qualquer forma, veterinário saberá como conduzir o caso adequadamente!
Comentários estão fechados.