Atenção, “chocólotras”: fatos sobre o chocolate que todo fã deve saber

A história do chocolate não é nada recente! Essa delícia conquista paladares há muitos e muitos anos. Conheça algumas curiosidades!

Se tem uma época do ano em que o chocolate está sempre em destaque é durante a Páscoa. Por isso, vale muito a pena refletir sobre essa delícia que conquista tantos paladares. Se você quer conhecer mais sobre o chocolate, veja algumas curiosidades interessantes que fazem parte da história.

Leia mais: Fábrica de chocolate do século 19 é encontrada em Barcelona

O chocolate vem do cacau, que é uma planta nativa da América Central e do Sul. E essa delícia não é coisa recente, viu? Os maias e astecas foram as primeiras civilizações a consumir o chocolate, mas era em forma de uma bebida muito amarga e espumosa.

História do chocolate: curiosidades bem doces

Durante o processo de produção dessa delícia, os grãos de cacau são fermentados, torrados e moídos. No mercado, se encontra vários tipos de chocolate. Um deles é o amargo, com alto teor de cacau. Esse tipo de chocolate tem propriedades antioxidantes e podem trazer benefícios para a saúde do coração, por exemplo.

Independentemente do tipo do chocolate, é muito importante ter o consumo moderado para evitar os efeitos negativos do açúcar e da gordura em nosso organismo. Existem vários tipos de chocolate, como leite, amargo, branco, com recheio de todos os tipos, como nozes, castanhas e muito mais.

Foto: Shutterstock.

Em todo o mundo, o maior consumidor de chocolate é a Suíça. Um fato curioso é que a primeira barra foi produzida em 1847, mostrando como o chocolate está presente em nossas vidas há bastante tempo.

No início, o chocolate era considerado uma bebida mais luxuosa e consumido somente pelas pessoas que tinham um maior poder aquisitivo. Uma curiosidade que muita gente não sabe é que o chocolate branco não é considerado chocolate. Isso porque não leva cacau em pó, apenas manteiga de cacau, leite e açúcar.

O cacau é muito disputado tanto pela indústria do chocolate quanto pela indústria cosmética, já que é muito usado em cremes hidratantes e outros produtos, como sabonetes e máscaras, por ter propriedades que são muito benéficas para a saúde da pele e do cabelo.

Chocolate causa espinhas.
Foto: Canva.

Então, agora que você conhece um pouco mais sobre a história do chocolate, aproveite essa delícia, mas tenha sempre muito cuidado com a quantidade para evitar excessos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.