Atenção, estudante: as vagas para o SiSU já estão disponíveis para consulta
São mais de 226 mil vagas entre 128 instituições participantes que estão disponíveis para consulta.
Já estão disponíveis para consulta no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) as mais de 226 mil vagas que são destinadas às instituições públicas de ensino superior. Nesta primeira edição de 2023, há um total de 226.399 vagas espalhadas entre 6.402 opções de graduação em 128 instituições, sejam elas municipais, estaduais ou federais. O que vale ressaltar é que 63 destas são universidades federais.
O MEC informa que os estudantes ou demais interessados já podem consultar as vagas disponíveis no site do SiSU, que estão separadas por modalidade de concorrência, turno, curso, localização e instituição. Também é possível ter acesso à íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições de ensino participantes.
As inscrições em si serão iniciadas somente em 16 de fevereiro. Elas estarão disponíveis até 23h59 (horário de Brasília) de 24 de fevereiro. Para participar das seletivas do SiSU, é preciso que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, tenha tirado uma nota maior do que zero na prova de redação e também não deve ter feito o exame apenas como treineiro, ou seja, já deve ter se formado no ensino médio.
Quando for fazer a inscrição, é preciso informar quais são as opções de curso escolhidas pelo candidato. A seleção dos estudantes é realizada com base na nota alcançada na última edição do Enem. O resultado que divulgará os candidatos aprovados sairá no final do mês, em 28 de fevereiro.
O que é o SiSU
O Sistema de Seleção Unificada conhecido popularmente como SiSU, é um programa que foi criado pelo Governo Federal em 2010. Por meio dele, alunos são selecionados para as instituições estaduais e federais de ensino superior. A seletiva ocorre duas vezes no decorrer do ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
O requisito principal para se inscrever no SiSU é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior. É possível tentar conquistar uma oportunidade quando a pessoa obteve uma nota maior do que zero na prova de redação. A nota do Enem alcançada pelo candidato é o que o permite disputar as vagas pelo programa.
Comentários estão fechados.