Atenção! Mais de 100 aplicativos do Google Play podem roubar seus dados
Juntos, os aplicativos encontrados totalizaram mais de 400 mil downloads. Para não correr o risco, será preciso excluir do seu celular.
Um novo malware de espionagem foi descoberto por pesquisadores de cibersegurança da Dr. Web. Esse malware estava presente em 101 aplicativos disponíveis na Google Play Store e já acumulou mais de 420 mil downloads. Esse malware coloca em risco a segurança dos arquivos do seu celular.
Os aplicativos em questão são aqueles que exibem anúncios com minijogos e prometem recompensas por realizar tarefas, como girar uma roleta. Portanto, ao interagir com esses anúncios, os usuários correm o risco de comprometer a segurança de seus arquivos e dados pessoais. É importante estar atento e tomar medidas de proteção ao utilizar aplicativos desse tipo.
Aplicativos de jogos de recompensas foram detectados com vírus
O SpinOK é introduzido nos aplicativos por meio de um módulo de publicidade para Android que exibe os minijogos. Os cibercriminosos se aproveitam do apelo dos minijogos, oferecendo recompensas diárias, para atrair a atenção dos usuários e obter acesso aos seus dados.
Uma vez infectado, o spyware envia os dados roubados para um servidor remoto utilizado pelos criminosos. É fundamental que os usuários estejam cientes dessa ameaça e tomem precauções ao baixar e utilizar aplicativos, garantindo assim a segurança de seus dispositivos e informações pessoais.
Ao ser instalado, o SpinOK verifica os dados dos sensores do dispositivo Android para garantir que não está sendo útil em um sandbox, usado por pesquisadores para analisar capacidades maliciosas de aplicativos, conforme relatou o Bleeping Computer.
Após essa verificação, o aplicativo se conecta a um servidor remoto e faz o download dos minijogos prometidos, exibindo-os aos usuários.
No entanto, em segundo plano, o SpinOK oculta suas conexões de rede e executa funcionalidades maliciosas, como listar arquivos em diretórios, procurar arquivos, enviar arquivos do dispositivo para o servidor do hacker e copiar os conteúdos da área de transferência.
Além disso, o spyware SpinOK foi detectado em aplicativos que ofereciam recompensas em dinheiro por assistir a vídeos ou jogar minigames. É válido ressaltar que o malware também estava presente em outros tipos de aplicativos, como os de leitura, edição de vídeo e jogos, que não necessariamente prometiam recompensas aos usuários.
Essa ampla presença do spyware em diferentes categorias de aplicativos aumenta o risco de infecção e destaca a importância de manter a segurança em todos os tipos de apps.
Para evitar qualquer tipo de prejuízo, a lista completa com os 101 aplicativos está disponível através deste link.
Comentários estão fechados.