Atenção, motorista: você sabe por que alguém estaria piscando os faróis?
Sabia que o piscar de faróis pode ter diversos significados realmente importantes? Não ignore a mensagem!
Ligar e desligar os faróis rapidamente, normalmente significa que o motorista quer comunicar alguma coisa. A ação pode ser vista em uma estrada à noite ou em um trecho urbano durante o dia. O significado do “piscar de faróis” normalmente depende do contexto, então você deve ficar atento às possibilidades para não perder nada.
Ligar e desligar os faróis como meio de comunicação
É muito difícil comunicar alguma coisa aos outros motoristas quando estamos dirigindo, por isso, foram criadas algumas maneiras para tornar isso possível. Uma delas é o ligar e desligar dos faróis quando em movimento.
Portanto, se um dia você estiver dirigindo e perceber que outro carro piscando os faróis para você, certamente o motorista deseja te avisar sobre alguma coisa. O que seria? O sinal de comunicação pode servir para mais de uma mensagem. Para identificar qual é, é importante se atentar ao contexto. O que pode estar acontecendo na área?
A boa notícia é que há poucas “opções” de resposta para o sinal, então você precisará apenas de alguns segundos para identificar a questão. No geral, ele é dado para alertar sobre os perigos na estrada ou nas suas próprias luzes.
1. Preste atenção nos seus faróis
Quando alguém liga e desliga os faróis para você rapidamente, a primeira coisa que deve verificar é se seus faróis estão devidamente ligados. Se notar que sim, talvez o motorista esteja apontando que a sua luz “está alta”.
É importante ressaltar que os faróis altos só devem ser utilizados em estradas vazias. Quando houver outros condutores nas faixas, os faróis devem estar regulares. Inclusive, é exigido em alguns estados que os faróis devem ser “baixos” dentro de 500 pés de um carro que se aproxima.
2. Atenção na estrada
Caso não note nenhuma irregularidade quanto às luzes, talvez o sinal seja referente a alguma surpresa mais à frente no percurso. O farol piscando é para te chamar atenção, portanto, reduza a velocidade e preste atenção aos possíveis obstáculos.
3. Dar passagem
Outro uso comum é o para que você possa dar a vez para o outro carro passar. Um exemplo disso é quando um veículo está saindo da garagem e pisca os faróis querendo comunicar para você que pode passar. Além disso, o sinal também serve para pedir passagem. Muitas vezes, o carro da frente está em uma velocidade reduzida ao lado esquerdo da via. Sendo assim, você pode utilizar o “piscar dos faróis” para pedir que ele deixe você passar na frente.
Comentários estão fechados.