Atenção, motoristas! Governo Federal quer acabar com a frota de carros velhos

De acordo com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, o Governo Federal vai lançar uma renovação de frota automobilística.

Atendendo ao pedido do vice-presidente da república Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, comunicou, na última segunda-feira, 3, que há planos para lançar uma renovação de frota de automóveis no Brasil. A renovação aconteceria por meio de um financiamento de empresas de petróleo.

Faz parte dos planos do Governo Federal retirar carros velhos de circulação, algo evidenciado durante o governo Bolsonaro. Em 2022, uma Medida Provisória foi criada para que os donos dos veículos antigos fizessem a retirada voluntária. Para Haddad, essa seria uma troca que beneficia diretamente o meio ambiente.

Governo Federal usará recursos existentes de petroleiras

Essa foi a possibilidade lançada por Haddad após reunião com Alckmin. Até o momento, o projeto segue sem maiores detalhes de como a mudança aconteceria, visto que os condutores, donos de carros velhos, precisariam ser indenizados para se desfazerem do automóvel.

“Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa um fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota de carros muitos velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”, disse o ministro da Fazenda.

Fernando Haddad afirmou que não será preciso buscar novos recursos para financiar o projeto, pois já existe o fundo base das petroleiras. Para o governo, caso a medida seja implementada, não será difícil lidar com a indenização dos condutores e com a renovação da frota.

“Programa Renovar”, do governo Bolsonaro

Em 2022, Jair Messias Bolsonaro (PL) tratou da regularização das regras do programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Programa Renovar) semelhantemente ao que Geraldo Alckmin propõe neste momento. Será, também, de forma voluntária que os donos de veículos precisarão retirar de circulação automóveis acima de 30 anos de fabricação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.