Atenção, papais: vejam 5 maneiras de ensinar responsabilidade aos seus filhos
Os valores e crenças devem ser ensinados às crianças desde o berço. Sendo assim, é muito importante que os pais saibam apresentar o senso de responsabilidade aos filhos.
A educação de um filho é uma grande responsabilidade e talvez o ponto mais importante na vida de quem é pai ou mãe. Vale lembrar que, assim como os pais, cada criança é única, logo não há uma forma genérica de educar, mas é possível encontrar algumas maneiras de como conduzi-la da melhor forma. É preciso conhecer o seu filho para que vocês possam traçar o melhor caminho que o levará a adquirir responsabilidade.
Leia mais: Fase difícil: veja 4 formas de ajudar seu filho durante o ensino médio
É por isso que nós separamos as cinco principais maneiras de ensinar a uma criança a importância de adquirir responsabilidade. Confira as nossas sugestões logo abaixo e não deixe de praticá-las com as crianças.
Maneiras de ensinar ao seu filho a ter responsabilidade
Se percebe que a sua criança está na idade certa para começar a desenvolver essa consciência, veja as dicas:
Em invés de gritar, busquem sorrir
É mais fácil sorrir, sentar e conversar do que gritar e se desgastar. Os gritos podem fazer com que o seu filho se afaste e deixe de ouvir o que vocês dois têm a falar.
Deem a ele as responsabilidades o mais cedo possível
Há níveis de responsabilidades que vocês podem passar para o seu filho de acordo com a idade que ele tem.
Exemplo: crianças de 2 a 3 anos podem guardar os brinquedos após brincar, guardar os sapatinhos no cantinho ao chegarem em casa e até mesmo pegar algum lanchinho que esteja disponível e ao alcance delas.
Com o tempo, as responsabilidades vão aumentando.
Deixem que ele enfrente as consequências de algo que fez de errado
Ao fazer algo que não é certo, é importante que ele assuma as consequências, afinal de contas, quando assumimos as consequências, o nosso cérebro entende que aquilo não deve ser repetido. Sendo assim, há um aprendizado.
Digam coisas que irão fazer com que ele pense depois
A conversa é sempre a melhor opção, contudo não adianta falar coisas sem sentido ou de forma grosseira. Busquem sempre conversar de uma maneira que ele possa refletir sobre tudo que foi dito.
Comecem a reconhecer as atitudes responsáveis dele
Se o seu filho levou o prato para a pia sem que nenhum de vocês tenha pedido, isso é um ato de responsabilidade, então por que não reconhecer essa atitude? O ser humano funciona melhor quando recebe recompensas sobre as boas atitudes que praticou.
Comentários estão fechados.