Atenção em dobro: estas são as multas de trânsito mais comuns no Brasil

Tome cuidado com práticas como andar em velocidade baixa ou andar com o combustível baixo, pois essas e outras podem resultar em multas e até ponto na carteira!

Dirigir exige muita atenção e compromisso, principalmente por causa de todos os riscos presentes no trânsito. Dessa forma, as leis buscam impedir que práticas inseguras resultem em eventuais acidentes. Elas tentam frear os motoristas com o uso de multas para as infrações. Você conhece a maioria delas? Nós trouxemos uma lista com as multas de trânsito mais comuns no Brasil para que possa evitá-las e se tornar um motorista melhor.

Leia mais: Motoristas devem ficar atentos a essas três novas leis de trânsito para não ser multados

Essas ações geram multas no Brasil

Há uma série de práticas no trânsito que grande parte da população não sabe que é proibida pelas leis, logo muitos são multados por acreditar que não estavam fazendo nada demais. Para evitar passar por essa situação que irá doer no seu bolso, veja aqui algumas das que podem te colocar em problemas.

Baixa velocidade

Da mesma forma em que o excesso de velocidade pode conduzir o motorista a um acidente, também há perigo em dirigir em uma velocidade muito baixa. É por isso que o Art. 219 do Código de Trânsito Brasileiro enfatiza que o motorista que dirigir em uma velocidade menor que a metade do limite está cometendo uma infração média que é passiva de multa.

Dirigir com calçados inadequados

A lei proíbe o uso de alguns tipos de calçados na hora de dirigir, porque eles dificultam o uso e agilidade dos pés no momento de acionar os pedais certos. Quer exemplos? Os chinelos e salto alto não podem ser utilizados. Caso os utilize, saiba que haverá consequências! Esta também é uma infração de nível médio.

Jogar água em passageiros

Nas grandes cidades, é muito comum que as chuvas formem grandes poças d’água ao lado da calçada. Se o carro passa sobre uma poça assim em alta velocidade, é capaz de molhar aos pedestres que estão caminhando. Sabia que isso não é apenas falta de educação? É infração de trânsito também!

Em casos nos quais o motorista é pego no flagra, ele sofrerá uma punição.

Fumar enquanto dirige

Muita gente ainda convive com o tabagismo, logo não deixam de fumar nem mesmo quando estão dirigindo, o que é preocupante de muitas formas. Se este é o seu caso, saiba que tal prática é proibida pelo código de trânsito.

Andar com pouco combustível

Caso o seu carro pare no meio da rua ou interrompa o trânsito por falta de gasolina, poderá receber até quatro pontos na carteira e precisará pagar uma multa de R$ 130,16 por atrapalhar o fluxo dos demais veículos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.