Atitudes e características que provam que você é um bom amigo
Manter amizades não é difícil, o primeiro passo é ser um bom amigo. Você se identifica com essas características?
Ser adulto envolve, na maioria das vezes, equilibrar muitas tarefas ao mesmo tempo: é preciso cuidar da casa, fazer faculdade, trabalhar, cuidar da família e… sair com os seus amigos. Uma vida social é importante, pois ela é, geralmente, a cabine de descompressão após lidar com tantas responsabilidades. Para isso, é importante cultivar bons amigos. Se você costuma (ou deseja ser) um bom amigo, eis aqui algumas características de bons amigos que você deve se identificar:
Características de bons amigos
Um bom amigo é, quase sempre, notado por seus pares. Pode ser que você esteja fazendo uma autoavaliação, ou esteja se sentindo culpado por falhar e fique duvidando de toda a sua capacidade de ser amigável. No entanto, até as melhores pessoas do mundo cometem erros, assim como podem se aperfeiçoar.
Por isso, se você é reconhecido como um ótimo amigo, mas não se identifica com algumas características abaixo, isso com certeza não exclui o seu mérito. Veja:
1. Você é leal
Existem pessoas que costumam ser influenciáveis e, por isso, deixam opiniões alheias interferirem em seu relacionamento com outras pessoas. Por isso, pode ser que você já tenha sido abandonado por algum amigo, pois outra pessoa não gostou de você e o influenciou a abandoná-lo. Ou, talvez, você já tenha visto essa história acontecer com alguém próximo.
Uma pessoa leal jamais se deixaria influenciar por esse tipo de implicância. Por esse motivo, em uma amizade saudável, você não se permite afastar ninguém por opiniões de terceiros. Se você se identificou, lealdade é o seu forte.
2. Você apoia os sonhos alheios
Alguns amigos podem possuir sonhos inusitados ou completamente diferentes do seu. Porém, apoiá-lo é sempre fundamental, ainda que você não entenda bem como funciona. Afinal, amigos são indivíduos próprios e independentes, e nem sempre vocês terão sonhos compatíveis.
3. Você é honesto, doa a quem doer
Relativizar falhas de caráter ou erros graves é o oposto de uma amizade saudável. É imprescindível corrigir em particular o seu amigo, ou saber dar bons conselhos, ainda que ele não goste de ouvir.
4. Você é um bom ouvinte
Ninguém merece sentir que só uma pessoa em uma relação fala ou desabafa. Amigos não possuem a obrigação de lhe ouvir sempre. Às vezes, você precisa ouvir mais, julgar menos e tornar momentos sobre a outra pessoa e só.
Comentários estão fechados.