Quer se exercitar depois dos 60 sem lesões? Evite estes 4 comportamentos!
A prática de exercícios físicos é ótima para idosos, mas certos comportamentos podem ser prejudiciais para a saúde física desse grupo.
Estima-se que a população brasileira tenha, até 2030, a quinta população com maior número de idosos do mundo. Com base nesse dado, a busca pela melhoria do condicionamento físico para idosos cresceu consideravelmente e muitos deles já praticam atividades físicas como forma de melhorar a saúde e também socializar.
Nesse sentido, idosos buscam academias, aulas de natação, dança e até mesmo artes marciais para adquirir os benefícios da prática de exercícios. Mas, junto com a iniciativa de cuidar da saúde, alguns cuidados devem ser observados para evitar lesões.
Condicionamento físico para idosos: 4 hábitos que podem prejudicar seu corpo
Não há dúvidas que você reconhece a importância da prática de atividades físicas para melhoria do corpo. Mas fique atento aos seguintes comportamentos que impedem a sua evolução nas atividades.
1. Realizar apenas exercícios aeróbicos
Com o passar dos anos, o percentual de massa muscular magra começa a reduzir. Nesse sentido, atividades de esforço resistido, como musculação ou yoga, contribuem para o aumento da massa muscular.
Porém, se você apenas realiza atividades aeróbicas, como corrida, além de aumentar as chances de lesões, não constrói a força muscular necessária para prevenir quedas e outros acidentes comuns nessa faixa etária.
2. Falta de alongamentos
Você lembra como era fácil realizar certos movimentos quando criança ou jovem? Já pensou como seria subir em uma porta com 60 anos?
A dificuldade acontece devido à evolução da rigidez das articulações. Assim, pular os alongamentos antes e após a atividade física não é benéfico para seu corpo.
Caso você goste ou queira experimentar, pratique yoga algumas vezes por semana. Essa é uma ótima atividade física para melhorar a consciência corporal, a flexibilidade das articulações e a saúde mental.
3. Realiza apenas exercícios com aparelhos
Enquanto praticar somente exercícios aeróbicos é um modo incompleto de se exercitar, fazer musculação apenas com aparelhos também não é indicado.
Afinal, é preciso variar os exercícios, com uso de outros equipamentos como halteres, faixas, caneleiras e o próprio peso corporal. Peça ajuda ao seu instrutor para construir um treino criativo.
4. Execução inadequada do movimento
Realizar as atividades sem a devida atenção ao modo de execução também pode ser prejudicial para a saúde das suas articulações.
Afinal, a execução incorreta, além de sobrecarregar alguma região do corpo, compromete os resultados dos seus treinos.
Lembrando que as dicas acima são fundamentais para pessoas acima de 60 anos, mas se aplicam a todos.
Comentários estão fechados.