Ativista sueca Greta Thunberg é condenada após manifestação; entenda o motivo
A jovem ativista sueca Greta Thunberg foi condenada a pagar uma multa, após desobedecer ordens policiais durante protesto na Suécia. Entenda!
A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg foi condenada pela Justiça da Suécia a pagar uma multa de 2.500 coroas suecas (R$ 1.135, aproximadamente), após desobedecer ordens da polícia. A ativista participava de um protesto em 19 de junho, e se recusou a se retirar do local.
Na ocasião, Greta estava tentando, juntamente a outros ativistas, interromper o tráfego no terminal de petróleo do porto de Malmö, protestando contra o uso de combustíveis fósseis.
As autoridades ordenaram que ela se retirasse do local, o que ela recusou. No entanto, horas depois do acontecido, ela foi detida novamente por policiais em outro protesto.
Veja acusação contra Greta Thunberg
Na última segunda-feira (24), aconteceu a audiência no Tribunal Distrital de Malmö, em que Thunberg se defendeu das acusações: “É correto que eu estava naquele lugar naquele dia, e é correto que eu recebi uma ordem que não dei ouvidos, mas quero negar o crime”, relatou.
Segundo as informações, o tribunal destinará 1000 coroas suecas da multa que a ativista pagará para um fundo sueco de vítimas de crimes. Ainda em suas falas, Thunberg garante que foi forçada a agir desta maneira, por conta da crise climática mundial.
Veja história de ativista
Greta Thunberg ficou mundialmente conhecida em 2018, aos 15 anos, quando começou a protestar em frente ao Parlamento da Suécia, exigindo medidas mais incisivas para a defesa do meio ambiente e mudanças climáticas. A ação viralizou nas redes sociais, pois, durante a época, estavam iniciando as eleições gerais na Suécia.
Com isso, Greta passou a servir de inspiração para milhares de jovens que passaram a seguir o seu exemplo. Ela faltava toda sexta-feira da aula para realizar os protestos, o que inspirou o movimento “Fridays for Future” (em tradução livre, ‘Sextas-feiras pelo Futuro’).
Desde então, Thunberg começou a se envolver em outros movimentos ativistas, sempre pedindo mais atenção às mudanças climáticas e às consequências delas.
Em sua “carreira”, Greta já frequentou diversos eventos importantes, como o Fórum Ecônomico Mundial, o Parlamento Europeu, a Cúpula do Clima da ONU, entre muitos outros.
Comentários estão fechados.