Atualize seu vocabulário: 15 palavras se tornam oficiais da Língua Portuguesa

O vocabulário tem sido atualizado constantemente e há palavras recentes que constam na ortografia, formalizando uma série de termos. Veja a lista.

A princípio, o Acordo Ortográfico é um conjunto de regras que visa unificar e simplificar a escrita da língua portuguesa nos países que a falam. Por exemplo, Brasil, Guiné-Bissau, Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste, etc.

Veja também: 8 Hábitos humanos que os cães não aprovam

Nesse caso, trata-se de um instrumento para facilitar a comunicação, a educação, a cultura e a integração entre essas áreas. Portanto, a última atualização de 2009 entrou em vigor em 2016. Além de mudanças no hífen, acentuação e na trema, é possível observar que algumas palavras foram consideradas na ortografia.

Este é o significado das palavras que foram formalizadas na ortografia

  1. Podcast: primeiramente, este é um substantivo masculino, que se refere a um arquivo de áudio digital. Dito isso, refere-se a um conteúdo informativo, educativo ou de entretenimento, que pode ser baixado ou transmitido pela internet.
  2. Mocumentário: outro substantivo masculino que diz respeito a um gênero cinematográfico ou televisivo que imita os documentários. Entretanto, utilizam um tom humorístico e fictício ao tratar determinados assuntos.
  3. Ciclofaixa: em terceiro lugar, a ciclofaixa é um substantivo feminino, que designa uma faixa exclusiva para o trânsito de bicicletas. Por esse motivo, é delimitada por sinalização horizontal ou vertical, em vias públicas ou privadas.
  4. Aporofobia: devido à discussão sobre desigualdade, o substantivo feminino, que se refere ao medo, aversão ou discriminação contra as pessoas pobres. Também contempla desfavorecidos e marginalizados que sofrem preconceito.
  5. Crossfit: em relação ao crescimento de academias, o substantivo masculino ‘’Crossfit’’ é um método de treinamento físico. Logo, combina exercícios de força, resistência, agilidade e flexibilidade, usando o peso.
  6. Delay: o delay é um substantivo masculino que nasceu no ambiente virtual, quando ocorre uma demora ou erro de transmissão. Sendo assim, no mundo da tecnologia, representa atrasos em diversas plataformas de mídia ou jogos.
  7. Decolonialidade: além de aporofobia, decolonialidade surge no campo das ciências sociais. Esse substantivo feminino respalda um movimento intelectual, político e cultural que procura superar os efeitos do colonialismo na sociedade.
  8. Infodemia: infelizmente, o excesso de informação costuma resultar em sentimentos de ansiedade. Afinal, saber de tudo leva a uma série de pensamentos, descritos no substantivo feminino ‘’infodemia’’, que reflete o esgotamento mental.
  9. Telemedicina: as telecomunicações e internet garantem que os médicos atendam seus pacientes à distância. Essa é a telemedicina, substantivo feminino que determina um dos serviços mais importantes do século XXI.
  10. Live-action: é um adjetivo e substantivo de dois gêneros, que se refere a um tipo de filme, série ou animação, que usa atores reais. Desse modo, define uma adaptação que tem feito sucesso em diversos lançamentos.
  11. Personal trainer: conforme mencionado, a área de educação física está em plena expansão. Então, o é um substantivo de dois gêneros que contempla profissionais que se dedicam ao monitoramento de alunos que desejam evoluir fisicamente.
  12. Cibersegurança: novamente, a interação online gera inúmeras preocupações, centradas na privacidade. Esse substantivo feminino se refere a medidas, técnicas e ferramentas que visam proteger dados, sistemas e redes informativas.
  13. Homoparental: é um adjetivo de dois gêneros, que se refere à família formada por um ou mais filhos e pais ou mães do mesmo sexo, que exercem a função parental. Dessa forma, abrange um olhar plural diante das constituições familiares.
  14. Astroturismo: o avanço da tecnologia aeroespacial adotou o uso de um substantivo masculino, que se refere à atividade turística. De fato, muitas pessoas desejam chegar a lugares onde há pouca poluição e observar fenômenos astronômicos.
  15. Laudar: por último, laudar é um verbo transitivo direto, que significa elogiar, louvar, enaltecer ou aplaudir alguém, ou algo, por suas qualidades, méritos ou feitos. Do mesmo modo, vem do latim ‘’laudare’’, que carrega o mesmo significado.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.