Atum em lata é prejudicial para ESTE grupo de pessoas, afirmam especialistas
Peixe é desaconselhado para alguns indivíduos, embora seja um alimento com muitos nutrientes.
O atum em lata é um alimento muito comum no dia a dia dos brasileiros, por conta da facilidade do preparo. Afinal de contas, ele já vem pronto e não precisa nem de tempero para consumir, o que é interessante para quem tem pouco tempo ou não sabe cozinhar.
Contudo, o atum em lata também possui seus pontos negativos e é desaconselhado para muitas pessoas. Trata-se de um peixe que contém muito mercúrio concentrado, e um dos motivos disso é a água contaminada dos mares. Em determinados lugares, o índice de mercúrio é tão alto que penetra a carne do animal.
É saudável comer atum em lata?
O atum em lata é uma opção muito interessante no dia a dia. Trata-se de um peixe que conta com ômega-3, uma proteína essencial para o organismo humano.
Esse alimento é rico em vitamina D, proporcionando benefícios a longo prazo para quem o consome. Apenas é necessário se atentar à quantidade de sódio presente, pois ela pode não ser tão saudável.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a ingestão de atum em lata é ideal de uma a três vezes por semana. Logo, o consumo diário é prejudicial por conta do excesso de sódio no organismo.
Além disso, o atum em lata é recomendado apenas como um complemento alimentar na semana, e não deve ser considerado uma refeição principal.
Quem não pode comer atum?
As pessoas que sofrem com gota devem evitar a ingestão desse e de outros peixes enlatados que possuem mercúrio.
As pessoas com um alto nível de ácido úrico no sangue também devem evitar o consumo de atum em lata, já que elas têm mais dificuldade na hora de eliminar o mercúrio.
No caso da gota, ela costuma causar dores fortes que precisam de atendimento médico para aliviar. Recentemente, a revista médica espanhola ‘Nefrologia, Diálises e Transplantes’ fez uma publicação alertando sobre o perigo deste peixe para determinados grupos.
Por ser um metal pesado tóxico, o mercúrio deve ser evitado por esse grupo e por quem já tem problemas renais.
Contudo, tais indivíduos podem e devem consumir peixes, desde que não contenham o metal mencionado, pois são um alimento importante para a saúde.
Comentários estão fechados.