Sobe o número de consumidores que compram produtos prestes a vencer em busca de descontos
Esse aumento seria definido principalmente por conta do aumento da inflação em muitos países, incluindo Estados Unidos e Brasil.
A fome e a insegurança alimentar são dois dos grandes problemas que surgem em momentos econômicos difíceis em qualquer país. Nesse cenário, é comum e esperado que os consumidores encontrem formas de driblar a dificuldade financeira para se alimentar. Isso é o que mostra esse estudo, que considera o aumento de consumo de alimentos perto de vencer.
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O que leva ao aumento do preço dos alimentos?
São diversos os motivos econômicos que podem levar ao aumento do preço de alimentos em qualquer sociedade. Entre eles, podemos listar a escassez de determinado insumo, além do aumento da demanda por um produto específico e até mesmo o aumento do preço das matérias-primas, etc.
Por exemplo, o aumento do preço do trigo pode levar ao aumento do preço de pães e massas em geral. Semelhantemente, se um país passa por uma seca ou mudança climática que diminui a possibilidade de produzir o trigo, então o preço também aumentará.
Geralmente, nos casos inflacionários, existe um aumento do custo de se produzir alimentos por diversas dificuldades econômicas. Essas dificuldades dos produtores são repassadas aos consumidores em forma de aumento dos preços. Essa, inclusive, é a situação econômica do aumento do preço dos alimentos no Brasil.
Em busca de descontos para produtos prestes a vencer
Com tantas dificuldades, o consumidor sempre optará por formas de reduzir os custos para se alimentar. Assim, uma das estratégias é buscar os descontos em alimentos por conta da proximidade da data de vencimento.
Isso é o que mostra um estudo da Food Dive, em que 6 a cada 10 consumidores relatam buscar por alimentos próximos da data de vencimento para obter descontos. No entanto, especialistas alertam que essa prática pode ser perigosa, visto que a mínima ultrapassagem da data limite em alguns produtos pode levar a consequências à saúde.
Entretanto, esse é de fato o resultado de processos inflacionários, visto que se alimentar não é uma opção. Dessa forma, em muitos casos, contraponto à opção de não comprar produtos próximos da data do vencimento, é passar fome ou, ao menos, reduzir a quantidade e qualidade da alimentação.
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