Sebrae revela aumento de pequenos negócios que produzem chocolates
Uma maior facilidade de ingressar no mercado é atrativa para empreendedores.
O número de pequenas empresas produtoras de derivados do chocolate aumentou durante a pandemia de Covid-19, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Páscoa é o melhor período para vendas dessa categoria, e sua comemoração neste ano será no dia 17 de abril. Por isso, confira a seguir mais informações sobre o aumento de pequenos negócios e dos preços de produtos relacionados à Páscoa.
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Houve um aumento de 57% na abertura de novos negócios da categoria de chocolates e afins no ano de 2021 em relação a 2019, segundo o Sebrae. Os dados são da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), que é administrada por empresários.
Em relação à receita, a pesquisa mostrou que 42% dos empresários tiveram vendas maiores em 2020 (primeiro ano da pandemia) do que em 2019. Os dados também mostram que, pelo terceiro ano consecutivo, o setor abriu mais empresas do que fechou.
Sendo assim, só em 2021, houve o registro de 2.397 aberturas e 883 fechamentos de negócios. A maioria deles (com um total de 2.319) foi aberta por microempreendedores individuais (MEIs). Os números restantes se tratam de microempresas (72) e empresas de pequeno porte (6).
Muitos MEIs investem em negócios de chocolate
Segundo o Sebrae, a indústria de chocolate atrai microempreendedores por ser um campo que não exige formação profissional para executar as atividades. Além disso, não são necessárias máquinas complicadas e as matérias-primas são mais acessíveis. Assim, trata-se de um setor caracterizado pela facilidade de empreendedorismo, seja por necessidade ou oportunidade.
Dessa forma, é possível perceber um grupo de empresários que costumam fazer ovos e chocolates em casa a partir de barras de chocolate prontas, sem muitas máquinas e equipamentos. Também estão incluídos os confeiteiros ocasionais que buscam renda extra em determinadas épocas do ano, como a Páscoa.
Páscoa com ovos mais caros em 2022
De acordo com um estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), o preço dos ovos de Páscoa vendidos nos supermercados aumentou em até 40% em relação ao ano anterior. Como resultado, itens menores, como ovos de 250 gramas, chocolates e bombons, receberam mais atenção dos consumidores.
Apesar do aumento dos preços dos ovos, a Apas acredita que outros produtos consumidos nesse dia, como peixes, chocolate variados, vinho, pescados e bombons, devem sofrer aumento mais sútil ou, em alguns casos, até uma redução.
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