O aumento do preço do lítio causa problemas na produção dos carros elétricos

O aumento do preço do lítio, produto indispensável na produção de carros elétricos, tem provocado um grande problema para a indústria automobilística.

A indústria automobilística está passando por um momento de crise. Alguns fatores, como problemas logísticos, a escassez de semicondutores e a exigência ambiental da mudança para carros elétricos na Europa são alguns deles. Contudo, o problema mais recente é com o lítio, produto indispensável na fabricação de baterias dos carros elétricos.

Com o aumento da demanda pela fabricação desse elemento químico, seu preço mais que disparou. De acordo com a consultoria S&P Global Platt’s, o aumento do preço está relacionado com “compras de pânico”. Ou seja, aquelas que acontecem com o objetivo de guardar reservas caso haja uma possível falta.

Na China, país responsável por 75% da produção de lítio usado nas baterias, o preço aumentou cerca de 531% em janeiro passado, comparado com o mesmo mês de 2021. A causa de todo esse aumento, de acordo com pesquisas, está na “escassez estrutural”, visto que não há lítio suficiente para produzir tantas baterias.

Veja mais: Tipos de baterias – Vantagens e desvantagens de cada uma delas

Uma má notícia para os carros elétricos?

Mesmo que estejam sendo atingidos números recordes na fabricação dos carros elétricos, provocando uma corrida para garantir lítio suficiente para a produção, essa questão não é de agora. Desde dezembro do ano passado, a Bloomberg já mostrava que a redução progressiva do custo das baterias iria mudar sua tendência.

À medida que a exigência por carros elétricos foi aumentando, o preço das baterias seguiu gradativamente a demanda. Para entender o sentido disso, é preciso ter a noção de que o lítio representa 40% do valor das baterias, sendo que nos modelos atuais, ele é o material essencial nos ânodos e cátodos.

O futuro dos carros está ameaçado?

De certo modo, com esses aumentos na produção, a redução nos preços dos carros elétricos permanece complicada. Uma má notícia, pois mesmo sendo um caminho para mobilidade sustentável, os consumidores ainda o consideram um produto caro para o momento.

Para reverter tal situação, a saída talvez seja a mudança estrutural das baterias. Desse modo, uma pesquisa mostra que o futuro dos carros elétricos está na produção de baterias de estado sólido. Nestas, o armazenamento promete 50% mais autonomia, economia e recarga rápida. Contudo, ainda assim, o lítio seria necessário.

Os fabricantes acreditam que essa bateria chegará às indústrias até meados desta década. Porém, o diretor executivo Benchmark diz que a oferta de lítio alcançará a demanda até 2023. Assim, nos resta confiar e esperar que outros pesquisadores encontrem um substituto mais barato para o lítio, capaz de salvar o futuro da indústria e do meio ambiente.

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