MEC anuncia aumento de 54% no número de bolsas para formação de docentes
Formação de professores acontece com as bolsas do PIBID e na Residência Pedagógica.
O aumento no número de bolsas de formação de professores acontece durante a graduação em licenciatura e é reforçado com o fornecimento de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), a formação deve receber incentivo especial com aumento de 54% no número de bolsas concedidas pela CAPES para ampliar o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica.
Como vai acontecer oferta de bolsas para a formação de professores
Segundo estimativas do MEC, o PIBID vai contemplar cerca de 55 mil alunos cursando licenciatura, com ofertas de mais de 25 mil bolsas.
Por outro lado, a Residência Pedagógica deve fornecer 5.600 bolsas para mais de 34 mil alunos que desejam se tornar professores.
As bolsas ofertadas pela CAPES têm como objetivo preparar o futuro professor para a prática em sala de aula, seja no ensino da educação básica, que abrange ensino fundamental e médio, seja para cursos de licenciatura do nível superior.
Hoje, o PIBID é ofertado para os estudantes de licenciatura durante a primeira metade do curso e é voltado à prática da docência em salas de aula das escolas públicas brasileiras que fornecem educação básica.
A Residência Pedagógica, por sua vez, acontece na segunda metade dos cursos de licenciatura e visa auxiliar o estudante no momento do estágio supervisionado, uma das etapas finais da graduação.
Ministro da Educação comenta o aumento do número de bolsas para a formação de professores
De acordo com Camilo Santana, atual Ministro da Educação, a ideia do aumento do número de bolsas é fornecer experiências práticas para os estudantes, o que vai contribuir para melhoria na qualidade da formação docente no país.
Para Camilo Santana, o PIBID e a Residência Pedagógica representam ótimas oportunidades de experiências que podem ser levadas para as salas de aula, em especial na educação básica e na alfabetização.
No país, estima-se que 187 instituições de ensino superior podem ser contempladas com o aumento das bolsas do PIBID. Para a Residência Pedagógica, são 92 instituições de ensino superior que estão qualificadas para receber as novas bolsas.
Comentários estão fechados.