Auto-estima, autoestima ou auto estima: qual é a forma correta de escrever essa palavra?
Conheça a grafia certa, segundo as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, criado em 2012 para uniformizar a gramática do idioma lusitano em todos os países onde ele é a língua oficial, modificou a grafia de algumas palavras.
Dentre essas palavras, está “autoestima”. Ou seria “auto-estima”? Melhor, será que a forma certa seria “auto estima”?
Esse vocábulo incorre nas regras do hífen, que se tornaram uma das mais importantes do acordo ortográfico. Antes da mudança, existia um hífen no meio da palavra auto-estima, e ela era escrita assim, com o traço fazendo a conjugação.
Agora, o hífen acabou saindo do vocábulo e a forma certa de escrevê-lo é autoestima, assim, tudo juntinho.
O motivo da mudança e o significado de autoestima
Resumidamente, o recente acordo ortográfico estipula que nos prefixos “auto-“, “contra-“, “anti-” e “semi-“, o uso do hífen é imprescindível somente quando a palavra subsequente inicia com a vogal idêntica à do prefixo ou com a letra “h”.
Em outras palavras, a grafia adequada dessa palavra é “autoestima” devido ao fato de a palavra subsequente começar com a vogal “e”, não com “o” ou “h”.
Seja escrita como for, a palavra autoestima evoca sentimentos como amor próprio e compaixão consigo, bem como encoraja a prática do autocuidado.
Em sua forma original, o vocábulo quer dizer “prezar a si mesmo”. Nesse sentido, a autoestima é importante para o bem-estar pessoal.
Indivíduos com boa autoestima geralmente são de fácil convivência e promovem o bem-estar também para outras pessoas. Então, que todos possamos ter uma autoestima elevada e, agora, sem hífen!
Comentários estão fechados.