Governo autoriza o pagamento de três rodadas do PIS/Pasep

Valores são referentes aos anos-base 2019 e 2020, além das cotas PIS/Pasep.

O PIS é um dinheirinho esperado por muitos trabalhadores. Ele geralmente é pago uma vez no ano, de acordo com a data de aniversário do trabalhador. No ano de 2022, no entanto, duas rodadas de pagamento serão liberadas. Além disso, o fundo de cotas do PIS/Pasep ainda continua aberto para aqueles que possuem direito aos pagamentos. Leia este artigo e saiba como sacar o seu dinheiro.

Veja também: Abono PIS/PASEP já está sendo pago; saiba como solicitar

O que é o PIS?

O PIS é o Programa de Integração Social, que tem o objetivo de ajudar profissionais de baixa renda. Ele é criado a partir dos impostos pagos pela empresa que são guardados no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A partir do primeiro emprego, o trabalhador é cadastrado no PIS e já pode começar a receber após um ano trabalhado. Assim, o PIS funciona como um 14º salário para ajudar o trabalhador nas suas despesas.

Os trabalhadores que possuem o direito ao benefício são aqueles que recebem até dois salários mínimos, trabalharam, pelo menos, 30 dias no ano-base e estejam inscritos no programa há no mínimo 5 anos.

As três parcelas do PIS/Pasep

Entre os meses de fevereiro e março, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil liberaram um abono salarial de até um salário mínimo para quem trabalhou em 2020. Esses pagamentos sofreram um atraso de um ano devido ao adiamento adotado pelo governo para poupar no ano de 2021.

Assim, no dia 31 de março, abriu-se o prazo de pagamento para o ano-base 2019. Nesse âmbito, mais de 320 mil pessoas possuem dinheiro para ser resgatado das contas, totalizando cerca de R$ 208,5 milhões.

Há também uma terceira liberação, referente às cotas do Fundo PIS/Pasep, disponíveis para trabalhadores que tiveram funções entre os anos de 1970 e 1988. Dessa liberação, espera-se que 10,5 milhões de cidadãos possam sacar mais de R$ 23 bilhões até o dia 1º de junho de 2025.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More