Autossabotagem: entenda seus comportamentos e saiba como vencê-los
Não consegue concluir aquela atividade? Pensa sempre sobre os piores cenários? Se respondeu sim para tudo isso, saiba que você está constantemente se autossabotando. Está na hora de parar.
A autossabotagem é quando, de forma consciente ou não, criamos obstáculos que atrapalham as nossas próprias tarefas, objetivos e sonhos. O ato de agir contra si mesmo está muitas vezes ligado ao pensamento negativo, que ao se enraizar em nossas mentes, promove hábitos e comportamentos prejudiciais. Saiba como vencê-los.
Leia mais: Tem tido pensamentos ruins e negativos? Veja as dicas de psicólogos para se livrar deles
O que tentamos esconder?
Entende-se que a autossabotagem pode estar relacionada aos traumas de infância, inseguranças e medos do fracasso, do desconhecido e do ridículo. No entanto saber por que agimos de tal forma pode exigir uma análise funcional, estratégia bastante usada na psicologia para compreender os comportamentos.
Por exemplo: se você já passou horas ou até dias procrastinando sobre uma atividade, conversa ou sonho, já parou para pensar que o seu problema é realmente falta de vontade ou medo de fracassar? Procrastinar é uma forma de autossabotagem, assim como não reconhecer as suas conquistas, se sentir inferior, estar sempre se comparando aos demais e até ser um perfeccionista constantemente.
Como vencer esse comportamento?
Entender que nada é feito aleatoriamente e que há um motivo por trás de cada ação, é um bom começo para sair desse estado. Por isso é preciso buscar por novos horizontes, compreender a si mesmo e buscar os reais motivos que te levam à autossabotagem, bem quais são os seus gatilhos.
Traçar metas também pode te ajudar nesse novo caminho, pois te ajudará a evitar situações que ativam os seus gatilhos. Além disso, deve-se trabalhar na própria autoestima para que você possa reconhecer as suas qualidades e talentos, respeitar o corpo e mente, além de entender os seus erros e defeitos.
Caso você sinta que não consegue se afastar desses padrões e que constantemente volta a se autossabotar, é preciso buscar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta. Desconstruir pensamentos e atitudes pode não ser simples quanto parece, então é fundamental procurar um profissional o quanto antes.
Comentários estão fechados.