Auxílio Brasil turbinado anima setores da economia em somente 3 dias
Os novos valores do Auxílio Brasil turbinado chegaram às mãos dos brasileiros nesta terça-feira.
O benefício Auxílio Brasil, que foi recentemente turbinado, teve o seu pagamento iniciado nesta terça-feira, 9. O valor liberado foi de R$ 600 e para os primeiros beneficiários com número de NIS que terminam em 1, 2 e 3. O repasse animou a economia brasileira e gerou altas expectativas para o Dia dos Pais.
Leia mais: Pagamento em dobro do Auxílio Brasil foi solicitado para mães solos
Os pagamentos que deverão ocorrer até o dia 22 de agosto podem provocar uma verdadeira injeção de recursos para diversos setores da economia.
Setores beneficiados
Os principais setores beneficiados com o aumento do Auxílio Brasil são os de serviços básicos: supermercados, postos de combustível, vestuário e os dos lojistas e varejistas. Isso se dá porque o próximo domingo será uma data comemorativa em homenagem aos pais.
Espera-se que a movimentação dos setores varejistas seja de R$ 7,28 bilhões até o final da semana. Ao menos é o que aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O aumento deve superar as vendas de Páscoa (2,2%) e dos Dia das Mães (3,9%), de acordo com Fábio Bentes, economista da CNC. Essa deve ser a melhor data para o crescimento de vendas do varejo em 2022, acumulando um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período em 2021.
“Enfileirou-se uma série de estímulos ao consumo: teve a liberação de FGTS, antecipação de INSS e agora o Auxílio Brasil turbinado. Isso vai jogar a favor das vendas, junto com outro fator, que é a redução da inflação, por conta da desoneração dos combustíveis.” explicou Fabio Bentes.
Movimentação do mercado em agosto
A injeção no mercado é consequência de cerca de 20,2 milhões de famílias que receberão o benefício até o final deste mês. O Ministério da Cidadania prevê também que mais de 2,2 milhões de novos beneficiários do programa serão incluídos na grade de pagamento ainda em agosto.
Comentários estão fechados.