Auxílio-doença poderá ser solicitado em agências dos Correios
No ato, os solicitantes precisarão apresentar uma série de documentos que serão analisados digitalmente pelo INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios firmaram oficialmente uma parceria histórica. Agora, será possível solicitar o auxílio-doença diretamente nas agências dos Correios.
Nessa modalidade de solicitação, o agora chamado benefício por incapacidade temporária deverá ser baseado na apresentação de diversos documentos via Atestmed. Essa validação substitui a perícia presencial normalmente feita nas agências do INSS.
Por sua vez, o Atestmed é um sistema implementado pelo Ministério da Previdência Social para a autenticação de laudos médicos e outros documentos que comprovem incapacidade temporária (de no máximo 180 dias) para o trabalho.
Em nota, o instituto explicou de forma resumida como irá funcionar essa nova modalidade de validação documental.
“Os segurados poderão comparecer a uma agência dos Correios, onde um funcionário auxiliará no requerimento via Atestmed e digitalizará o atestado médico e documentos para enviar pelo aplicativo ou site Meu INSS”, disse o órgão em nota.
Antes de liberar essa nova forma de solicitar o auxílio-doença para todo o país, o INSS e os Correios estão utilizando agências de Fortaleza, no Ceará, como projeto-piloto. Se os testes forem bem-sucedidos, a parceria será de fato firmada.
Além do atendimento nos Correios, o INSS também instituiu a possibilidade de fazer pré-requerimentos do auxílio-doença por meio da Central de Atendimento 135, que já é utilizada por beneficiários.
“O acordo com os Correios e os pré-requerimentos pela Central 135 vão acelerar as concessões de auxílio-doença. Essas ações se somarão às demais que visam reduzir os gastos do INSS com o pagamento de correção monetária pela demora na liberação do benefício”, destacou Alessandro Stefanutto, atual presidente do INSS.
Para mais informações sobre os novos procedimentos, acesse o site da plataforma Meu INSS, que congrega dados sobre todos os benefícios concedidos pela Previdência Social brasileira.
Comentários estão fechados.