Auxílio Esporte Escolar: Quem tem direito e qual o valor do benefício?

O Auxílio Esporte Escolar integra o Auxílio Brasil e é voltado para estudantes com idade entre 12 e 17 anos.

O Ministério da Cidadania estabeleceu os critérios, procedimentos e valores do Auxílio Esporte Escolar, que é um benefício destinado a estudantes que se sobressaíram em competições esportivas oficiais pertencentes ao sistema de jogos escolares brasileiros. Acompanhe este artigo e confira os detalhes sobre o auxílio.

Leia mais: Auxílio Brasil: 500 mil novas unidades de cartões serão entregues

Auxílio Esporte Escolar – O que você precisa saber sobre o benefício

O auxílio é voltado aos estudantes de famílias que possuem vínculo com o Programa Auxílio Brasil. Os pagamentos serão feitos em caráter mensal, durante o período de 12 meses. De acordo com o Governo Federal, atualmente mais de 1,7 mil atletas são beneficiados pelo auxílio e, destes, 124 são paratletas escolares.

O benefício é pago a atletas escolares com idade entre 12 e 17 anos incompletos, cuja família esteja cadastrada no CadÚnico e receba o Auxílio Brasil. Nas famílias onde há mais de um estudante atleta que atenda aos requisitos para receber o auxílio, é permitido o pagamento para cada um deles. Para se destacar nas competições e ter direito ao benefício é preciso vencer as disputas, ficando, no máximo, na terceira posição nas modalidades individuais ou coletivas que forem disputadas. O objetivo do auxílio é incentivar a prática de atividades esportivas e contribuir para a formação intelectual e social dos jovens.

Um outro aspecto importante é que esse auxílio funciona como um estímulo a mais para despertar talentos esportivos que venham a representar o país futuramente em competições internacionais, a exemplo de nomes como Rebeca Andrade, Daiane dos Santos, Neymar, entre outros, que têm origem humilde, mas se destacaram em suas modalidades.

Qual o valor do Auxílio Esporte Escolar? 

O benefício é pago em doze parcelas de R$ 100,00 (cem reais), pagas mensalmente ao atleta elegível, mais uma parcela única paga à família no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). Lembrando que este valor aumenta nas famílias onde existe mais de um estudante atleta.

Qual órgão é responsável pelo pagamento do benefício?

O pagamento será realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC). A gestão de incentivos ficará sob responsabilidade da Secretaria Especial do Esporte. Como é um benefício atrelado ao Auxílio Brasil, os pagamentos seguem o mesmo calendário.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.