Auxílio Gás terá novo valor e os pagamentos voltarão em agosto

O valor do Auxílio é calculado com base no valor médio do botijão de gás de 13 kg e o pagamento do benefício ocorre a cada dois meses.

Os pagamentos do Auxílio Gás acontecem a cada dois meses, como a última parcela foi paga em junho, a próxima rodada de pagamentos será feita em agosto. Além disso, o valor do benefício é calculado a partir do valor médio do botijão de gás de 13 kg e, por isso, o próximo pagamento terá um valor diferente do anterior.

Leia mais: Veja quais são os documentos exigidos para receber o Auxílio Brasil

Como o Auxílio Gás funciona?

O Auxílio Gás é um programa administrado pelo Ministério da Cidadania, que envia os recursos para os pagamentos das parcelas, que são depositadas a cada dois meses, cujo calendário leva em consideração o número final do NIS, assim como o Auxílio Brasil.

O objetivo deste auxílio, como o nome sugere, é garantir a compra do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. O programa é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem Cadastro Único. Existem alguns critérios para estabelecer prioridades, por exemplo, no caso de mulheres vítimas de violência doméstica.

Pagamentos do Auxílio Gás em agosto – Novo valor e datas

Até então o valor do Auxílio era correspondente a metade do valor médio de comercialização do botijão de gás, que é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entretanto, após a publicação de uma Portaria no Diário Oficial da União em 20 de julho, ficou estabelecido um aumento.

A partir de agosto o pagamento do Auxílio Gás será correspondendo ao valor total do gás de cozinha e não mais a metade. Até então o governo federal não divulgou quanto será, mas a previsão é que o benefício seja em torno de R$ 120,00.

Calendário

Como dito anteriormente, o calendário de pagamento do Auxílio Gás obedece a ordem do número final do NIS, mas sem considerar o dígito verificador (aquele que vem após o traço). Por exemplo: um cartão com a numeração 156.486.799-0, tem como final o número 9 e é nele que você irá se basear para saber quando receberá o pagamento.

Dessa forma, quem tem cartão com número final do NIS 1 receberá no dia 09 de agosto, enquanto quem possui número final 0 deverá esperar para receber no dia 22 de agosto. Confira o calendário completo:

  • 09 de agosto: NIS final 1;
  • 10 de agosto: NIS final 2;
  • 11 de agosto: NIS final 3;
  • 12 de agosto: NIS final 4;
  • 15 de agosto: NIS final 5;
  • 16 de agosto: NIS final 6;
  • 17 de agosto: NIS final 7;
  • 18 de agosto: NIS final 8;
  • 19 de agosto: NIS final 9;
  • 22 de agosto: NIS final 0.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More