Avanços da Inteligência Artificial (IA) e suas mudanças no mercado de trabalho

Saiba como tem sido o progresso global baseado na Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial (IA) veio para revolucionar a forma como os seres humanos trabalham. Essa tecnologia tornará alguns empregos obsoletos, mas, ao mesmo tempo, dará abertura para a criação de novas oportunidades. Cada vez mais relevante, é essencial saber mais sobre os avanços da inteligência artificial no mercado de trabalho.

Os avanços tecnológicos

Segundo Alex Jenkins, diretor do WA Data Science Innovation Hub da Curtin University: “A tecnologia está evoluindo extremamente rápido”.

Continua o diretor: “Agora estamos naquele salto na funcionalidade em que essas ferramentas estão se tornando incrivelmente úteis tanto para gerar novos conteúdos quanto para conversar em um estilo humano. Portanto, estamos realmente começando a ver essas ferramentas agirem de maneira comparável à interação humana. Capacidade de nível”.

“Eventualmente, essas ferramentas provavelmente se tornarão mais inteligentes do que a maioria dos humanos e mais capazes do que a maioria dos humanos. Esse é um futuro excitante e perigoso.”

O ChatGPT

O ChatGPT foi lançado em novembro para o público pela empresa de IA OpenAI. É uma ferramenta de IA que pode responder por escrito de maneira semelhante à forma humana.

Segundo a OpenAI, a missão deles é: “garantir que a inteligência artificial geral (AGI) – com o que queremos dizer sistemas altamente autônomos que superam os humanos no trabalho economicamente mais valioso – beneficie toda a humanidade”.

Após o lançamento do ChatGPT, acabaram sendo discutidas algumas questões. Foi levantada a possibilidade de a tecnologia ser utilizada pelos alunos para trapacear em suas tarefas e sobre quais os empregos que poderiam substituir a mão de obra humana.

Alex Jenkins novamente deu seu parecer sobre o assunto: “O ChatGPT é um exemplo incrível da evolução de um conjunto de modelos de IA chamados modelos de linguagem grande. Esses modelos funcionam extraindo enormes quantidades de texto, da Internet e de livros, e absorvendo esse conhecimento e construindo uma compreensão do mundo que pode ser usada para gerar um novo conteúdo escrito”.

Jenkins ressaltou que já existiam essas ferramentas, mas que elas não captavam muito bem o que os seres humanos queriam dizer. E continuou: “Mas agora, com o ChatGPT, estamos vendo esses modelos chegarem ao ponto em que parece que você está quase conversando com uma pessoa, parece que está conversando com um sistema que entende sua intenção e o que você gostaria de conseguir com a ferramenta”.

O lançamento do ChatGPT está programado para 2023 e o esperado é que seja um divisor de águas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.