Aeroporto com pista infestada de caranguejos impossibilita pouso de avião
O caso aconteceu em Vitória, Espírito Santo, onde o avião foi obrigado a arremeter até que a pista fosse limpa. O processo durou 10 minutos.
No último dia 20, um avião comercial foi impedido de pousar devido à grande quantidade de caranguejos na pista do aeroporto. O caso, que aconteceu em Vitória, capital do Espírito Santo, é ilustrado em um vídeo, que mostra o comandante do voo notificando os passageiros sobre um atraso. Ele informa que será necessário esperar de 10 a 15 minutos para aterrissar. Veja mais.
Dezenas de caranguejos impedem avião de pousar
Durante um voo para Vitória, uma situação inusitada aconteceu. Por causa de uma grande quantidade de caranguejos na pista de pouso, a torre de comando do aeroporto pediu ao piloto do voo que arremetesse o avião até que conseguissem limpar.
O comandante comunica aos passageiros: “Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista, acredite se quiser”.
Eles deveriam aguardar até que a pista estivesse livre e uma vistoria do local fosse feita.
“Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio à vontade de todos da tripulação. Espero contar com a sua compreensão”, completa o comandante.
Acredite se quiser: Avião da GOL arremete em Vitória por causa de Caranguejos na pista!
Sim, você não leu errado!
Veja o que o Comandante disse após a arremetida: pic.twitter.com/lcsaYvW6t2
— AEROIN (@aero_in) March 21, 2023
É possível verificar toda a situação nesse vídeo. Apesar de ter acontecido no dia 20, esse tema ainda está dando o que falar, com muitos internautas compartilhando e até se divertindo com a situação inusitada.
Erro de comunicação
Em nota, a Zurich Airport Brasil, empresa que gerencia o aeroporto de Vitória, comunicou que houve um erro na comunicação da torre com o voo. Na verdade, existia apenas 1 caranguejo na pista de pouso, segundo a equipe de fauna do local.
Eles completam informando que esse tipo de procedimento é comum quando há invasão de animais na pista. Os aviões só podem pousar após a retirada com segurança dos animais e vistoria do local.
No caso desse voo, foram necessários 10 minutos para retirar o animal e verificar se não havia mais nos arredores.
Aeroporto fica próximo à região de mangues
O aeroporto de Vitória fica próximo a uma área de manguezal, motivo pelo qual animais como caranguejos podem se perder nas pistas de pouso e decolagem.
É o que explica o biólogo da Universidade Federal do Espírito Santo, Marcelo Tavares:
“Ali na região do aeroporto tem o mangue, né? Na verdade, o mangue está entre o aeroporto e a praia e uma parte dos copos de água ali entra dentro da área do aeroporto. Então ali é pra ter caranguejo também”, explica.
Comentários estão fechados.