Aviões da NASA podem transformar as viagens comerciais até 2030; entenda
Uma colaboração entre a Boeing e a GE Aerospace promete aeronaves mais eficientes em combustível e mais sustentáveis.
A NASA, gigante do ramo de exploração espacial, está traçando planos ambiciosos para reinventar as viagens comerciais através da produção de aeronaves mais eficientes em termos de combustível e mais sustentáveis.
Em parceria com a Boeing e a GE Aerospace, a agência espacial dos Estados Unidos busca criar as bases para a próxima geração de voos sustentáveis.
O projeto demonstrador de voo sustentável da NASA e da Boeing
Um dos destaques desse projeto é o X-66A, uma aeronave de corredor único desenvolvida em parceria com a Boeing. O objetivo é construir, testar e pilotar essa aeronave até o final da década, com foco em reduzir as emissões e aumentar a eficiência do consumo de combustível.
O conceito Transonic Truss-Braced Wing é a base do X-66A, apresentando asas finas e alongadas estabilizadas por suportes diagonais. Essa estrutura reduz o arrasto, resultando em um menor consumo de combustível.
O projeto promete reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 30% quando comparado às aeronaves mais eficientes atualmente.
(Imagem: NASA/Boeing/divulgação)
A NASA espera que essa parceria com a Boeing resulte em futuros aviões comerciais mais sustentáveis, com benefícios para o meio ambiente, a indústria da aviação e os passageiros em todo o mundo.
Se o projeto for bem-sucedido, as tecnologias desenvolvidas poderão ser aplicadas em aeronaves comerciais lançadas na década de 2030.
Além do X-66A, a NASA está focada no desenvolvimento de aeronaves elétricas híbridas em colaboração com a GE Aerospace e a magniX. O projeto Electrified Powertrain Flight Demonstration (EFPD) visa viabilizar uma nova geração de aeronaves movidas a eletricidade.
Essas aeronaves elétricas híbridas serão equipadas com motores, eletrônicos e materiais mais leves e eficientes, buscando melhorar a eficiência do combustível e reduzir as emissões. A NASA conduzirá testes e demonstrações em aeronaves existentes modificadas para validar as novas tecnologias.
Um Saab 340B aprimorado e uma aeronave DeHavilland “Dash 7” modificada serão utilizados para os testes de voo e solo em trens de força elétrica híbridos.
O projeto visa beneficiar aeronaves turboélice de curta distância, que transportam entre 30 e 70 passageiros, bem como aviões comerciais regionais de corredor único com capacidade para até 180 passageiros.
Perspectivas para o futuro
A NASA planeja realizar pelo menos duas demonstrações de voo nos próximos cinco anos, com o objetivo de introduzir comercialmente as novas tecnologias nos Estados Unidos entre 2030 e 2035.
Esses projetos são parte fundamental dos esforços da NASA para contribuir com a redução das emissões na aviação, um setor que representa uma parcela significativa das emissões globais de gases de efeito estufa.
Ao investir em inovações que tornem as aeronaves mais eficientes e sustentáveis, a agência espacial dos EUA está pavimentando o caminho para o futuro das viagens aéreas, buscando equilibrar o progresso tecnológico com a preservação do meio ambiente.
Caso bem-sucedidos, esses projetos podem revolucionar a indústria da aviação e oferecer uma nova era de voos mais sustentáveis e ecologicamente conscientes até 2030.
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