Fique atento: as axilas escuras podem apontar problemas graves de saúde
Várias doenças fazem com que certas partes do corpo escureçam.
Axilas mais escuras são comuns em homens e mulheres. Embora isso raramente seja tratado, pode servir como um aviso do corpo, alertando para alguns problemas graves de saúde. Portanto, é melhor ficar atento e consultar um médico que possa determinar o que está provocando a coloração mais escura.
Leia mais: 4 sinais de que seu filho pode ter diabetes tipo 2
Axilas escuras
As axilas podem ficar escurecidas com a irritação, que pode ser pelo uso de desodorantes que causam ressecamento, o atrito das lâminas contra a pele, a agressão causada pela cera durante a depilação, ou até mesmo um problema sistêmico mais grave.
Se for algo mais sério, preste atenção para ver se não é resistência periférica insulina, indicando assim um quadro de diabetes. Neste caso, além da cor, também consta um espessamento da pele.
O tratamento para esse caso é a perda de peso e o controle do diabetes. Existem também tratamentos tópicos, usando ácidos clareadores e lasers, que também podem ser usados para tratar outras causas de axilas escuras.
Dicas que podem melhorar
- Busque usar lâminas novas para se depilar (reutilização aumenta a chance de foliculite);
- Passe hidratante sempre depois do banho e antes do desodorante também (evita o ressecamento excessivo e, consequentemente, o escurecimento);
- Procure um médico se for um indicativo de problema de saúde!
Problemas de saúde mais relacionados à axilas escuras
- Diabetes tipo 2
Como esperado, a acantose pigmentosa é muito comum em pessoas com sobrepeso e obesidade, e o problema pode tornar os pacientes mais suscetíveis a doenças cardiovasculares, como diabetes.
Além disso, essa pigmentação escura nas axilas e em outras partes do corpo é conhecida por ser um alerta para um risco de quadro de diabetes do tipo 2.
- Resistência à insulina
A resistência à insulina, uma condição que também pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, é outra razão importante para prestar atenção para esse tipo de hiperpigmentação e espessamento nas dobras do corpo.
Pessoas com resistência à insulina não processam o açúcar (glicose) adequadamente, então ele não entra nos músculos ou no fígado adequadamente, onde acaba sendo transformado em energia. É por isso que normalmente é armazenado no sangue, alterando os níveis e levando ao que é chamado de pré-diabetes.
- Tumores cancerígenos
Em alguns casos, a pigmentação escura também pode alertá-lo para um problema mais sério, como um tumor, por isso é sempre essencial procurar orientação médica para ajudar a detectar qualquer problema em seu corpo.
Entre os tumores cancerígenos mais associados à escuridão das axilas são aqueles tumores que são detectados em órgãos como cólon, estômago ou fígado (são os mais proeminentes).
Comentários estão fechados.