Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental – localização, extensão, vegetação, economia, problemas ambientais
A Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental está localizada nas regiões norte e nordeste do país. Nos estados do Pará e Maranhão. Ocupa uma área de 268 mil km², o que corresponde a cerca de 3% do território nacional.
A Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental. Está localizada nas regiões nordeste e norte do país e é uma das 12 regiões hidrográficas do Brasil.
Ocupa grande parte do Maranhão, cerca de 91% da área da bacia, e uma pequena porção da região norte do país, no leste do estado do Pará, que totaliza cerca de 9% da sua área.
A Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental é formada por sub-bacias, dentre elas as principais são: Bacia de Gurupi, a Bacia de Pericumã, Bacia de Itapecuru, a Bacia de Mearim, a Bacia Munim e a Bacia de Turiaçu. Os principais aquíferos da região são Itapecuru, Motuca e Corda.
Extensão
A bacia ocupa uma área de aproximadamente 268 mil km², o que corresponde a cerca de 3% do território nacional.
Vegetação
Ela compreende os biomas da Amazônia, do Cerrado e da Caatinga na região. Está localizada na região entre trópicos ou intertropical que apresenta clima quente e úmido, com temperatura média anual de 27° C e baixa amplitude térmica.
Economia
Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental abrange 223 municípios: São Luís e cidades de médio porte como Balsas, Imperatriz, Bacabal, Caxias, Barra do Corda, Santa Inês, Codó e Coroatá.
Além disso, a bacia apresenta grande importância socioeconômica para cerca de 6 milhões de habitantes que vivem no local.
O uso urbano da água é preponderante, assim como a utilização para a agricultura, pecuária, extração de minérios e pesca.
Problemas ambientais
A exploração desenfreada da bacia em razão da expansão da urbanização, do desmatamento, da poluição dos rios e da pesca predatória, tem causado o assoreamento dos rios, degradação da fauna e da flora e erosão.
Esses problemas ambientais afetam diretamente a disponibilidade de água potável para uso das pessoas que dependem dos rios que formam a bacia.
Lista de principais rios
A Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental é composta pelos principais rios:
- Rio Gurupi
- Rio Gurupi-Mirim
- Rio Itinga
- Rio Emboraí
- Rio Caeté
- Rio Piriá
- Rio Caripi
- Rio Maracanã
- Rio Pericumã
- Rio Aurá
- Rio Turiaçu
- Rio Maracaçumé
- Rio Grajaú
- Rio Mearim
- Rio Flores
- Rio Munim
- Rio Itapecuru
- Rio Correntes
- Rio Peritoró
- Rio Pindaré
(Fontes: Agência Nacional de Águas (ANA), Projeto Brasil da Águas, Toda Matéria)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.