Bacia Hidrográfica do Paraguai – Extensão, localização, mapa, economia, Pantanal
A Bacia da Paraguai atravessa regiões do Brasil, do Paraguai, da Bolívia e da Argentina. Tem cerca de 1.100.000 Km² de extensão. No Brasil ela ocupa 4,6% do território nacional.
A Bacia do Paraguai é uma das doze bacias hidrográficas do país. O principal rio que a compõe é o Paraguai que nasce na Chapada do Parecis, na cidade de Alto Paraguai no estado do Mato Grosso.
E além do Brasil ela a bacia está presente no Paraguai, na Argentina e na Bolívia.
A Bacia do Paraguai possui cerca de 1.100.000 Km² de extensão. No Brasil ela ocupa uma área de 363.445 Km², o que significa 4,6% do território nacional e cerca de um terço da extensão total da bacia.
A Bacia do Paraguai está presente na região centro-oeste do país, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, passando por 91 municípios, nessa região residem cerca de 1,9 milhão de habitantes.
A Bacia hidrográfica do Paraguai, em razão de suas características físicas, pode ser dividida em duas áreas:
- Planalto – acima de 200 metros de altitude
- Pantanal – terrenos abaixo de 200 metros de altitude. As áreas de Pantanal são inundadas durante os períodos em que o nível dos rios aumenta A região possui elevado índice pluviométrico, sendo o Pantanal a maior planície de inundação do mundo que regula a vazão do rio Paraguai.
Importante destacar que a união das bacias hidrográficas do Paraguai, Paraná, e Uruguai é conhecida como Bacia Platina. O rio Paraguai é um afluente do rio Paraná.
Importância Econômica do rio Paraguai
Muitos dos rios que compõem a Bacia do Paraguai são de planície, ou seja, rios que facilitam a navegação. A hidrovia Paraguai-Paraná é uma das mais utilizadas para as atividades de comércio e transporte de cargas.
A bacia é um dos importantes sistemas fluviais da América do Sul, sendo o Porto de Corumbá, no Mato Grosso, o mais relevante.
Na região também acontecem a extração de minérios, e a expansão de atividades agrícolas e de pecuária. Por causa da grande exploração do território causado por essas atividades, a Bacia do Paraguai vem apresentando muitos problemas ambientais, como desmatamento excessivo, poluição, erosão do solo e assoreamento dos rios que dificultam a navegação.
O aumento da urbanização e industrialização na região também são problemas atuais na Bacia do Paraguai.
Principais rios da Bacia do Paraguai
Os principais rios que compõem a Bacia do Paraguai são:
- Rio Paraguai
- Rio Paraná
- Rio Cuiabá
- Rio Jauru
- Rio Taquari
- Rio São Lourenço
- Rio Miranda
- Rio Manduvirá
- Rio Confuso
- Rio Apa
- Rio Aquidaban
- Rio Pilcomayo
- Rio Bermejo
- Rio Corrientes
- Rio Salado
(Fontes: Todo Estudo, Toda Matéria, Mundo Educação)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.