Você sabia que bactérias do intestino são capazes de te dar ânimo para treinar?
As bactérias são capazes de te motivar a fazer atividades físicas.
Existem pessoas que não conseguem ter disciplina para se exercitar, já outras parecem estar sempre com motivação para manter a prática em sua rotina. O que muitos não sabem é que existem diversos fatores que influenciam nisso e, segundo uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade da Pensilvânia, um deles são as bactérias presentes no nosso intestino. Entenda melhor no decorrer da leitura sobre a bactéria que dá ânimo para treinar.
Bactérias intestinais podem ser as culpadas pela falta de motivação
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, afirmou que bactérias intestinais influenciam diretamente na motivação para praticar exercícios físicos, afinal, algumas delas têm o poder de aumentar os índices de dopamina no nosso organismo, hormônio responsável por aumentar a motivação e a sensação de prazer durante nossas atividades.
O estudo
Publicado na revista Nature, o estudo dos pesquisadores da Universidade da Pensilvânia utilizou ratos de laboratório para realizar o experimento, foram 200 ao todo, assim, eles foram incentivados a correr na esteira e girar na roda. Após esses testes, os resultados a respeito do desempenho dos ratos foram diversos.
Após analisar os resultados, os pesquisadores começaram a analisar a performance de cada rato a partir de seu metabolismo e suas bactérias intestinais, e, diferentemente do metabolismo, as bactérias intestinais mostraram ser fator de influência sobre os organismos na motivação para os exercícios.
Sendo assim, os pesquisadores decidiram investigar se essa influência realmente acontecia e ofereceu para alguns ratos antibióticos que bloqueavam parte da flora do intestino. A pesquisa confirmou o que foi percebido anteriormente: os ratos que utilizaram o antibiótico tiveram 50% do seu desempenho abaixo daqueles que não ingeriram.
Conclusões
Por fim, após os testes, foi confirmada pelos pesquisadores a ligação entre as bactérias e parte do nosso cérebro, a qual é responsável em nos fornecer ânimo. As bactérias produzem metabólitos que, ao estarem presentes no intestino, quando nosso corpo começa os exercícios, automaticamente é identificado para o cérebro o sinal que irá enviar dopamina para o corpo.
Apesar de terem conseguido resultados surpreendentes, os pesquisadores acreditam que é importante realizar mais pesquisas focadas em investigar essa influência dos micro-organismos na produção de dopamina, afinal, com mais embasamentos que comprovem essa ligação, ficará mais fácil desenvolver mecanismos capazes de ajudar na motivação para exercícios.
Comentários estão fechados.