Baleia é diagnosticada com escoliose em nível avançado
Caso da baleia com escoliose foi motivo de surpresa entre os biólogos.
Recentemente, biólogos do Oceanário de Valência, na Espanha, encontraram uma baleia com uma deformidade na coluna. Após analisarem, conclui-se que a baleia está sofrendo com grave escoliose. Essa doença causa rotação das vértebras e uma curvatura anormal da coluna.
Veja abaixo mais detalhes a respeito desse registro da baleia com escoliose:
Baleia com escoliose é encontrada na Espanha
A ideia inicial dos biólogos era implementar um chip na baleia para observar seu nado em mar aberto. No entanto, isso não foi possível devido ao seu problema na coluna e às águas rasas da Espanha.
Foi orientado para que as embarcações próximas ao animal não façam movimentações bruscas e deixem sempre o mar livre para que ela possa ter suas rotinas de alimentação sem dificuldades.
Realmente existe baleia com escoliose?
Mesmo que seja mais comum em humanos, a escoliose pode, sim, ser vista em animais. A doença se trata de uma deformidade na coluna vertebral que causa uma curvatura lateral anormal.
Ela pode estar presente em várias espécies de animais, como em cães, gatos, cavalos e até mesmo nas baleias.
Entre as principais causas, podemos citar doenças congênitas, lesões, inflamações ou problemas neuromusculares. Dependendo do grau de gravidade, a doença pode, inclusive, atrapalhar a locomoção do animal.
Há tratamento para a escoliose?
O tratamento para a escoliose da baleia dependerá do diagnóstico e da gravidade do caso. Entretanto, devido ao seu tamanho, os tratamentos nas baleias são muito desafiadores. Além disso, o fato de elas viveram no oceano dificulta o acesso.
Por isso, em muitos casos, os biólogos e veterinários acabam monitorando a condição da baleia e verificando se ela está recebendo nutrição adequada e outros cuidados básicos.
Há outras maneiras de as baleias desenvolverem lesões?
Há situações em que as baleias acabam ficando presas em redes de pesca e, consequentemente, ficam sujeitas a algumas lesões na tentativa de escapar. Nesses casos é necessário chamar equipes especializadas para prestar ajuda e libertar o animal, bem como fornecer os procedimentos médicos necessários.
Comentários estão fechados.