Banco Central devolverá dinheiro esquecido; saiba como consultar
Caso esteja em dúvida se você tem algum valor para resgatar, acesse o site do Banco Central, no Sistema Valores a Receber (SVR).
Desde o dia 07 de março, estão autorizados pelo Banco Central a consulta e resgate aos valores das instituições financeiras que tenham sido esquecidos pelas pessoas físicas e pessoas jurídicas. Caso esteja em dúvida se você tem algum valor para resgatar, basta acessar o site do BC, na aba Sistema Valores a Receber (SVR).
Leia também: Novo golpe no WhatsApp usa sistema de valores a receber do Banco Central
O Banco Central informou que aproximadamente 28 milhões de usuários, sendo 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas, deverão receber tais valores, e no total, serão compartilhados R$ 4 bilhões. Na última análise feita pelo BC, mais de 116 milhões de clientes já conferiram o sistema e, dentre esses, 25,9 milhões de CPFs e 253 mil CNPJs possuíam algum valor a receber.
Outras fontes desses valores esquecidos também estão disponíveis na plataforma, como a revisão de benefícios da Previdência Social, alguns prêmios de loteria pequenos, cotas de fundos públicos, entre outros.
Sobre a possibilidade de saque, estarão autorizadas apenas as pessoas que nasceram antes de 1968 e as empresas criadas antes deste ano, entre os dias 7 e 11 de março. O restante terá os valores disponíveis para saque nas próximas semanas. Caso o beneficiário perca o prazo, será disponibilizada uma data de repescagem.
Resgate de valores
Para solicitar os valores, é necessário que o cidadão tenha uma conta nível prata ou ouro no site do Governo Federal. O BC solicita ainda que os usuários não deixem para criar a conta e ajustar o nível no dia do resgate.
Ainda que as pessoas não tenham feito a consulta no SVR, podem fazê-la a qualquer tempo, informando a data de nascimento e o CPF. Aqueles que já consultaram, receberam uma data e período específicos para retornar ao site e solicitar o resgate.
Como solicitar o dinheiro?
Os usuários deverão acessar o site do SVR no período e na data informados na primeira consulta. Então, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Fazer login com sua conta (nível prata ou ouro) do Gov.br;
- Ler e aceitar o termo de responsabilidade;
- Verificar:
1. Quantia a receber
2. A instituição que deve retornar o valor e a origem (tipo) do valor a receber
3. Informações adicionais, se for preciso; - Selecionar a opção indicada pelo sistema:
1. “Solicitar por aqui”: esta opção indica que o valor será devolvido via Pix, em até 12 dias úteis. O cliente deverá escolher alguma das chaves Pix e informar os dados pessoais.
2. “Solicitar via instituição”: esta escolha recomenda que o banco não ofereça o retorno por meio do Pix, e assim, o usuário deverá contatar a instituição pelo e-mail ou telefone informado.
Comentários estão fechados.