Banco Mundial – O que é, resumo, objetivos, o que faz, membros, sede

O Banco Mundial é uma agência sem fins lucrativos,que de forma independente, faz parte da Organização das Nações Unidas. Seu principal objetivo é auxiliar no desenvolvimento das nações e a promoção da igualdade.

0

O Banco Mundial é uma agência financeira sem fins lucrativos que faz parte da Organização das Nações Unidas, mesmo que de forma independente. Sua sede é em Washington DC (Estados Unidos).

Essa agência foi criada em 1944, no final da Segunda Guerra Mundial. A princípio, seu principal objetivo era fazer empréstimos aos países europeus e Japão. Isso para auxiliar no processo de reconstrução.

Atualmente, o banco auxilia o desenvolvimento das nações, para que estas alcancem um crescimento sustentável e com igualdade. Logo, o principal intuito da agência sem fins lucrativos é promover a igualdade e diminuir a pobreza.

Criação do Banco Mundial

O Banco Mundial surgiu em uma conferência que pensava a reconstrução dos locais desgastados pela Segunda Guera Mundial. Logo, criou-se o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

A agência conseguiu crescer graças à venda de títulos ao mercado, mudando, então, o foco para países em desenvolvimento, que após a guerra se tornaram independentes.

Com isso, originou-se outras instituições dentro do Banco Mundial, como a Corporação Financeira Internacional (CFI), que tem como objetivo a expansão do investimento privado nos países ainda em desenvolvimento e a Associação Internacional de Desenvolvimento Internacional (AID), que permitiu o empréstimo para países mais pobres, mas que não entravam para a categoria BIRD. O Brasil é um de seus maiores investidores.

Ainda foram criados o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e Agência de Garantia de Investimentos (AMGI). Ambos com o objetivo de investimento estrangeiro em países em desenvolvimento.

Principais objetivos do Banco Mundial

A Organização Nacional das Nações Unidas, declara que os principais objetivos do Banco Mundial são:

  • O investimento nas pessoas, especialmente por meio da saúde e da educação básicas;
  • A criação de um ambiente para o crescimento e a competitividade da economia;
  • A atenção ao meio ambiente;
  • O apoio ao desenvolvimento da iniciativa privada;
  • A capacitação dos governos para prestar serviços de qualidade com eficiência e transparência;
  • A promoção de um ambiente macroeconômico conducente a investimentos e a planejamento de longo prazo;
  • O investimento em desenvolvimento e inclusão social, governança e fortalecimento institucional como elementos essenciais para a redução da pobreza.

Instituições e países-membros do Banco Mundial

O Banco Mundial é composto por cinco organizações e mais de 500 países-membros, divididos em:

  • Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento (189 países-membros);
  • Associação Internacional de Desenvolvimento (173 países-membros);
  • Corporação Financeira Internacional (185 países-membros);
  • Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (181 países-membros);
  • Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (154 países-membros).

Veja também: Quantas pessoas nasceram no mesmo dia que você? Banco Mundial criou ferramenta que disponibiliza essa informação

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.