Banco Mundial – O que é, resumo, objetivos, o que faz, membros, sede

O Banco Mundial é uma agência sem fins lucrativos,que de forma independente, faz parte da Organização das Nações Unidas. Seu principal objetivo é auxiliar no desenvolvimento das nações e a promoção da igualdade.

0

O Banco Mundial é uma agência financeira sem fins lucrativos que faz parte da Organização das Nações Unidas, mesmo que de forma independente. Sua sede é em Washington DC (Estados Unidos).

Essa agência foi criada em 1944, no final da Segunda Guerra Mundial. A princípio, seu principal objetivo era fazer empréstimos aos países europeus e Japão. Isso para auxiliar no processo de reconstrução.

Atualmente, o banco auxilia o desenvolvimento das nações, para que estas alcancem um crescimento sustentável e com igualdade. Logo, o principal intuito da agência sem fins lucrativos é promover a igualdade e diminuir a pobreza.

Criação do Banco Mundial

O Banco Mundial surgiu em uma conferência que pensava a reconstrução dos locais desgastados pela Segunda Guera Mundial. Logo, criou-se o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

A agência conseguiu crescer graças à venda de títulos ao mercado, mudando, então, o foco para países em desenvolvimento, que após a guerra se tornaram independentes.

Com isso, originou-se outras instituições dentro do Banco Mundial, como a Corporação Financeira Internacional (CFI), que tem como objetivo a expansão do investimento privado nos países ainda em desenvolvimento e a Associação Internacional de Desenvolvimento Internacional (AID), que permitiu o empréstimo para países mais pobres, mas que não entravam para a categoria BIRD. O Brasil é um de seus maiores investidores.

PUBLICIDADE

Ainda foram criados o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e Agência de Garantia de Investimentos (AMGI). Ambos com o objetivo de investimento estrangeiro em países em desenvolvimento.

Principais objetivos do Banco Mundial

A Organização Nacional das Nações Unidas, declara que os principais objetivos do Banco Mundial são:

  • O investimento nas pessoas, especialmente por meio da saúde e da educação básicas;
  • A criação de um ambiente para o crescimento e a competitividade da economia;
  • A atenção ao meio ambiente;
  • O apoio ao desenvolvimento da iniciativa privada;
  • A capacitação dos governos para prestar serviços de qualidade com eficiência e transparência;
  • A promoção de um ambiente macroeconômico conducente a investimentos e a planejamento de longo prazo;
  • O investimento em desenvolvimento e inclusão social, governança e fortalecimento institucional como elementos essenciais para a redução da pobreza.

Instituições e países-membros do Banco Mundial

O Banco Mundial é composto por cinco organizações e mais de 500 países-membros, divididos em:

  • Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento (189 países-membros);
  • Associação Internacional de Desenvolvimento (173 países-membros);
  • Corporação Financeira Internacional (185 países-membros);
  • Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (181 países-membros);
  • Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (154 países-membros).

Veja também: Quantas pessoas nasceram no mesmo dia que você? Banco Mundial criou ferramenta que disponibiliza essa informação

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.