Sushi que brilha no escuro: Estúdio de design criou uma versão fluorescente da receita milenar
Autodenominados "arquitetos de comida", a empresa teve o intuito de oferecer uma experiência gastronômica única e inusitada. Veja mais!
O estúdio de design Bompas & Parr desenvolveu um sushi que brilha no escuro. Sendo servido em um bar pop-up em Abu Dhabi, o cardápio do local é bastante variado e conta com outras opções da culinária japonesa e coquetéis que também brilham no escuro.
Leia mais: Saiba quais sopas conseguem aumentar a nossa imunidade
Assim, ao combinarem ingredientes bioluminescentes com luz ultravioleta, os autodenominados “arquitetos de comida” criaram tais alimentos que refletem cores neon. Logo, o “sushi fluorescente” foi ganhando fama por sua aparência tão inusitada.
Como o efeito é gerado?
O diferencial do bar é justamente o efeito neon presente tanto na comida como na decoração do local, e ele é feito utilizando luz negra. Esse elemento é um tipo de luz UV, que emite radiação ultravioleta. Por isso que muitos materiais usados no estabelecimento, como as mesas e acessórios, são pintados com tintas que brilham ao serem submetidas à esta luz.
Além disso, conforme os designers do estúdio Bompas & Parr, aproximadamente 15% de todos os minerais presentes na Terra conseguem emitir cores vivas e brilhantes quando iluminados por essa luz. “A luz negra emite radiação ultravioleta, que excita os átomos e faz com que eles liberem luz fluorescente”, explica Rian Coulter, gerente sênior de contas do estúdio de design Bompas & Parr.
Ingredientes selecionados
Outro fato interessante é que apenas alguns alimentos específicos conseguem ter o efeito fluorescente e é neles que o cardápio do bar se baseia.
“Ele só funciona com alimentos específicos e/ou em contato com a vitamina B2”, diz Coulter. “Exemplos incluem água tônica, banana, pimenta e mel”, destaca. Também há outros ingredientes que contam com uma luminescência natural, entre eles peixes e cogumelos.
Sendo assim, o estúdio Bompas & Parr criou todo o seu menu utilizando a maior quantidade possível desses ingredientes que reagem à luz, depois usou pigmentos e extratos alimentares para desenvolver cores ainda mais vibrantes. “Agora, mais do que nunca, estamos prontos para brilhar!”, afirma o co-fundador do estúdio, Harry Parr.
Comentários estão fechados.