Barbie: Mattel fatura mais de um bilhão por ano com a boneca
Estima-se que a Mattel Inc. fature mais de 1 bilhão de dólares anualmente com a venda de bonecas e o licenciamento da marca Barbie, mesmo após 64 anos de seu lançamento.
Mesmo após seis décadas de seu lançamento, a boneca Barbie continua sendo uma febre de consumo e gera um faturamento anual de mais de US$ 1 bilhão para a Mattel.
De acordo com os relatórios de lucros da empresa de brinquedos, a boneca tem gerado um faturamento em vendas de pelo menos US$ 1 bilhão em cada um dos últimos cinco anos fiscais, consolidando sua posição como uma das marcas mais lucrativas e duradouras da história.
Após ter experimentado uma leve queda abaixo da marca de US$ 1 bilhão por alguns anos, a boneca mais amada do mundo voltou a ultrapassar esse número em 2018.
O sucesso continuou nos anos seguintes, com faturamento bruto de US$ 1,35 bilhão em 2020, US$ 1,68 bilhão em 2021 e impressionantes US$ 1,49 bilhão em 2022, que foi um ano excepcional para a boneca.
Preocupação com diversidade ajudou a impulsionar as vendas
Os esforços da Mattel para abraçar a diversidade e a inclusão têm contribuído para a popularidade duradoura da Barbie. A empresa introduziu uma variedade de tipos de corpos em 2016, incluindo alta, curvilínea e baixa, e desde então expandiu a variedade de tons de pele, cores de olhos e atributos disponíveis para as bonecas.
Além disso, a marca Barbie tem sido uma defensora da representatividade, lançando bonecas com aparelhos auditivos e colaborando com organizações, como a Sociedade Nacional de Síndrome de Down, para criar uma boneca com síndrome de Down.
Atualmente, existem nove tipos diferentes de corpos, quase 100 estilos de cabelo e quase três dúzias de tons de pele disponíveis para as bonecas Barbie, o que é um reflexo direto nas mudanças ocorridas nos últimos anos no mundo em que vivemos.
O currículo da Barbie também tem crescido ao longo dos anos, com a boneca assumindo mais de 250 profissões diferentes, que vão de médica e presidente a estrela pop, jogadora de hóquei, astronauta, professora e chef, para citar algumas.
Impacto do novo filme
O próximo filme ‘Barbie’, estrelado pela atriz australiana Margot Robbie como Barbie e o galã Ryan Gosling como Ken, revigorou ainda mais o interesse pela adorada boneca.
Produzido pela Mattel Films e pela Warner Bros. Pictures, o filme de ação ao vivo é esperado para ser um fenômeno cultural e tem sido aguardado ansiosamente por fãs de todo o mundo.
O CEO da Mattel, Ynon Kreiz, expressou empolgação com o potencial impacto do filme durante a mais recente teleconferência de resultados da empresa.
Kreiz compartilhou sua crença de que 2023 será um ano decisivo para a marca Barbie, aproveitando a conversa cultural do filme para expandir o alcance da Barbie para além do corredor tradicional de brinquedos.
Comentários estão fechados.