Base militar de 1,8 mil anos é encontrada no lugar do ‘Armagedon’ bíblico

Uma base militar romana no norte de Israel foi descoberta por arqueólogos. Ela pertencia a uma legião de soldados. Veja mais detalhes.

Já ouviu falar no Armagedom? Uma descoberta recente fortalece essa parte da história. Por meio de escavações conduzidas pela Autoridade de Antiguidades de Israel, arqueólogos descobriram os restos de uma base militar romana de 1,8 mil anos no norte do país.

Veja também: Bíblia de mil anos é leiloada por valor astronômico nos EUA

A base militar romana está localizada na região de Megiddo. Biblicamente, o local está associado ao Armagedom. Ou seja, o Armagedom, conforme o livro do Apocalipse, é identificado como sendo o cenário onde ocorrerá a grande batalha final entre o Bem e o Mal.

Escavação: base romana é descoberta no norte de Israel por arqueólogos
Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel/Facebook

Base militar romana é descoberta por arqueólogos no norte de Israel

O acampamento foi ocupado durante, aproximadamente, 180 anos, começando em algum momento entre 117 e 120 d. C e durando até 300 d.C.

Ao contrário de outras bases militares romanas espalhadas em Israel, que eram acampamentos temporários ou pequenos, a descoberta trata-se de uma base militar permanente. Ela foi lar de mais de 5 mil soldados da legião romana VI.

Entre suas características, o local militar era acessado por meio de duas estradas. Ou seja, esse cruzamento foi onde foi construída a sede do acampamento.

Segundo Yotam Tepper, arqueólogo e diretor de escavações, “dois caminhos principais se interseccionavam no centro do acampamento, que tinha 550 metros de comprimento e 350 metros de largura”, ressaltou ele mediante um comunicado.

Ademais, segundo o mesmo arqueólogo, o local descoberto atuou como um ponto de referência para medir as estradas imperiais romanas até as principais cidades da região norte.

Confira o vídeo que mostra na íntegra a descoberta histórica:

Outras descobertas

Durante as escavações, que já duram quase uma década, os arqueólogos conseguiram desenterrar uma infinidade de vestígios arquitetônicos da estrada principal. Exemplos são um pódio semicircular e áreas pavimentadas com pedra que faziam parte de um edifício público monumental, diz o comunicado.

Além disso, foram recuperadas moedas, partes de armas, cacos de cerâmica, fragmentos de vidros e grandes quantidades de telhas. Adicionalmente, algumas das telhas encontradas estampam os carimbos da VI Legião.

“As telhas, algumas delas estampadas com os carimbos da VI Legião, foram utilizadas para diversos fins, para cobertura de edifícios, pavimentação de pisos e revestimento de paredes, provenientes do país de origem, são exclusivos do exército romano, refletindo pegadas militares imperiais romanas específicas”, disseram os pesquisadores.

*Com informações de LiveScience e Revista Galileu

você pode gostar também

Comentários estão fechados.