Conheça a história da Batalha de Waterloo

Saiba o que foi o conflito, quais foram as suas causas, o contexto histórico e quais as consequências que a batalha provocou.

A Batalha de Waterloo foi um combate decisivo marcado entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas, austríacas nas proximidades do território belga. O conflito aconteceu durante o governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte.

O imperador, inclusive, havia saído de seu primeiro exílio na ilha de Elba organizando novo exército para impedir a coalizão dos exércitos inimigos.

O que foi a Batalha de Waterloo

Trata-se um confronto militar deflagrado na região de Waterloo, próxima à Bruxelas, capital da Bélgica. O conflito tomou corpo no dia 18 de junho de 1815.

O contexto histórico da batalha deu-se ao longo das Guerras Napoleônicas e, por isso, acabou envolvendo envolveu a Sétima Coligação (composta por Reino Unido, Holanda, Reino de Hanover e Prússia) e o Primeiro Império Francês, então, comandado por Napoleão Bonaparte, em lados antagônicos.

Mapa Tático da Batalha de Waterloo
Mapa Tático da Batalha de Waterloo

Quem venceu a Batalha de Waterloo?

Inicialmente, os franceses vencem os prussianos na chamada Batalha de Ligny. A derrota veio na noite do dia 18 de junho, quando o exército prussiano retorna com aliados. No fim, o prussiano Blücher e o inglês Wellington se abraçam diante da fazenda Belle Alliance, selando a vitória.

Napoleão Bonaparte saiu derrotado da batalha perdendo, então, seu poder na França. Com isso, suas pretensões de formar um novo Império não se concretizaram.

Principais informações sobre a Batalha de Waterloo:

  • Seus principais comandantes foram Duque de Wellington (Reino Unido), Napoleão Bonaparte e Michel Ney (Primeiro Império Francês), além de Gebhard von Blücher (Reino da Prússia).
  • A Sétima Coligação tinha força de batalha maior, com cerca de 118 mil homens, contra aproximadamente 73 mil do Primeiro Império Francês.
  • A Coligação tinha, ainda, mais armamentos e, também maior poderio, com o uso de canhões de guerra, por exemplo.
  • Mesmo em menor número, as baixas do Primeiro Império Francês foram maiores, com a cerca de 24 mil mortos ou feridos, 8 mil capturados e 15 mil desaparecidos). Do outro lado, ou seja, a Sétima Coligação, foram cerca de 19 mil mortos ou feridos e 5 mil desaparecidos.

Quais as consequências da Batalha de Waterloo?

Com a vitória da Sétima Coligação, deu-se o fim do governo de Cem dias empreendido pelo imperador francês Napoleão Bonaparte e seu exílio na ilha de Santa Helena. Localizada no Atlântico Sul, a região abrigou o ex-líder francês até sua morte, em 1821.

Ademais, a Batalha de Waterloo fortaleceu o domínio político do Reino Unido na Europa, que se estendeu durante o século XIX.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. samunanasauxitom Diz

    amei me ajudo muito

  2. samu p-ihhv5 Diz

    AMEIIIIIIII MUITO BOMMMMMMMMMM

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.