Batalha judicial de ‘Sexta-feira 13’ pode ter acabado
'Sexta-feira 13' não tem uma nova sequência em 13 anos.
A incrivelmente longa franquia ‘Sexta-feira 13’ não tem uma nova sequência em 13 anos. Por que não? Bem, o diretor original Sean Cunningham está envolvido em uma batalha legal com o roteirista Victor Miller desde 2016. E agora, parece que o caso deles está chegando ao fim.
Para aqueles que precisam de uma atualização, Miller entrou com um pedido de rescisão de direitos autorais para recuperar os direitos de ‘Sexta-feira 13’ e seus personagens Pamela Voorhees, Alice Hardy e o próprio Jason – em 2016.
Em 2018, um juiz determinou que Miller deveria receber os direitos sob o direito de rescisão da Lei de Direitos Autorais. Cunningham lutou contra a decisão, levando-a para o Tribunal de Apelações do Segundo Circuito. O processo permaneceu lá por quase três anos.
Aos olhos de Cunningham, Miller era apenas um empregado contratado que, portanto, não tinha direitos sobre o roteiro que estava escrevendo. Mas em setembro, o tribunal considerou que Miller não era um contratante independente, o que significa que ele tem direitos de autoria.
De acordo com o The Hollywood Reporter, “o 2º Tribunal de Recursos do Circuito dos Estados Unidos confirmou uma vitória para ele em uma batalha de rescisão de direitos autorais. Como resultado, [Miller está] pronto para reclamar os direitos domésticos da franquia”. No entanto, os direitos internacionais ainda pertencem à empresa de Cunningham.
Embora essa atualização tenha levado o caso para mais perto de uma conclusão, ainda havia oportunidades para novos recursos – ou mesmo uma petição ao Supremo Tribunal Federal. Mas de acordo com o advogado do entretenimento Larry Zerner (que por acaso interpretou Shelley na sexta-feira 13, parte III ), Cunningham não entrou com uma petição para apelar da decisão, o que faz parecer que o caso finalmente acabou.
Embora os direitos domésticos do primeiro filme tenham sido devolvidos a Miller, ambos os lados ainda precisam descobrir uma maneira de resolver o desacordo se algum dia houver outro filme de ‘Sexta-feira 13’ no futuro.
Comentários estão fechados.