Beneficiários do Minha Casa, Minha Vida poderão ter acesso à internet e telefone; entenda a novidade

Nova medida do governo prevê que os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida poderão acessar bem mais que taxas de juros reduzidas. Saiba mais!

Foi aprovada, no último dia 13 de junho, a Medida Provisória (MP) nº 1.162/2023 que traz de volta o programa ‘Minha Casa, Minha Vida‘.

Dentro do texto aprovado, está previsto um auxílio de custos para que os dependentes do programa tenham acesso aos serviços de telefone, internet e televisão.

A aprovação da medida ocorreu por meio do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 14/2023, este que foi relatado pelo senador Efraim Filho (União-PB).

A proposta também menciona várias vantagens para os beneficiários do programa, sendo muitas delas em prol da garantia do acesso à informação.

Saiba mais sobre os benefícios previstos no PLV

A novidade pretende implementar mudanças na Lei Geral de Telecomunicações para permitir o uso de parte do subsídio para o fornecimento dos serviços.

Dessa forma, será disponibilizado de forma menos custosa o acesso à assinatura básica de telefonia, internet em banda larga e televisão por assinatura aos beneficiários do programa.

Além disso, parte deste subsídio será direcionada para a implantação de infraestruturas em locais que ainda não possuem acesso aos mesmos. Sendo assim, o projeto também visa reduzir a dificuldade de acesso aos conteúdos digitais, informacionais e culturais.

A princípio, estuda-se a aplicação de 5% da verba do programa de habitação para garantir o acesso aos serviços por parte dos beneficiários, levando em consideração, principalmente, municípios que possuam população de até 50 mil habitantes.

Quem serão os beneficiários do programa a receber o auxílio

Para os que desejam entender mais a fundo o funcionamento deste subsídio, vale ressaltar que ainda existem alguns itens da proposta que devem ser regulamentados. Essa regulamentação gira em torno do investimento em locais que atendam a três características específicas.

Estão previstas ainda melhorias em serviços públicos de transporte, saúde e educação, bem como o fomento ao  uso de tecnologias sustentáveis e ambientais, além de locais com grandes áreas comerciais.

Com o novo PLV, é esperado um incremento ao desenvolvimento, acesso à informação e igualdade em diversos locais do Brasil que ainda não têm acesso a serviços de telecomunicações e outras necessidades básicas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.