Benefícios das Artes Marciais: Tai Chi Chuan em qualquer idade

Confira o que é e para que serve o Tai Chi Chuan, arte marcial que pode trazer diversos benefícios para indivíduos de todas as idades.

0

Com a popularização de práticas como a meditação, hábitos e técnicas orientais têm cativado as pessoas pelos seus benefícios. Ao mesmo tempo, ainda há uma ideia errada sobre as artes marciais e sua contribuição para corpo e mente saudáveis.

De modo a apresentar justificativas e explicações sobre esses benefícios, criamos este artigo. Além de listá-los, buscaremos diferenciar tais contribuições milenares da ideia de “lutas”, e sua aplicação para todas as idades. Para isso, utilizamos o Tai Chi Chuan como exemplo.

Ficou interessado(a)? Aprenda conosco o que é e para que serve o Tai Chi Chuan nas próximas linhas.

O que é e de onde vem essa arte marcial?

Primeiramente, é preciso distinguir a prática das artes marciais do conceito de “fazer aulas de luta”. O ponto mais importante dessa diferenciação é justamente afastar a ideia de violência dessa prática.

Desta forma, abre-se a cabeça das pessoas não só para o Tai Chi Chuan, mas também para outras artes. Com isso, a prática e suas vantagens resultantes chegam aos públicos que mais se beneficiam: crianças e idosos.

Especificamente, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial da China, cujos movimentos tendem a ser vagarosos e silenciosos. A prática é facilmente distinguível de outras em que se aplica velocidade, intensidade e gritos – forma de liberar nossa energia nos golpes.

Em movimentos controlados, acredita-se fazer circular a energia vital do corpo – o Chi Kung. Para isso, é preciso conhecer as maneiras de fazê-lo.

Justamente por sua maior leveza, é uma arte marcial recomendada para todas as idades. Pode até mesmo ser interpretada como uma meditação em que há movimentação, acrescida então de ainda mais benefícios.

O uso do Tai Chi Chuan para vitalidade na terceira idade

Na melhor idade, as pessoas tendem a perder força, mobilidade e equilíbrio. A prática concentrada e lenta do Tai Chi Chuan não só evita a perda, mas auxilia na recuperação da vitalidade dos mais velhos.

Os principais benefícios dessa arte marcial incluem:

  • Maior disposição;
  • Fortalecimento dos músculos e recuperação da massa muscular;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Treino e aprimoramento da concentração;
  • Alívio do estresse e fortalecimento do sistema imunológico.

Apesar de exigir menos potência, a manutenção das poses e os movimentos concentrados exigem esforço considerável. De igual forma, é pela mesma razão que não oferece riscos às articulações e a estrutura de corpos já mais frágeis.

Quantas pessoas na terceira idade você costuma ver trabalhando corpo e mente em alguma arte marcial?

É chegada a hora de mudar conceitos sobre práticas como o Tai Chi Chuan. E isso não vale somente para a terceira idade, como verá a seguir.

Disciplina e saúde corporal e mental dos jovens e crianças

É mais comum que crianças e pessoas novas sejam incentivadas a participar de artes marciais como forma de esporte. Ainda assim, a ideia de “luta” afasta outras, e ainda pode atrapalhar o aproveitamento por escolas, por exemplo.

Afinal, se todos fossem cientes de seus benefícios e como é a prática, quaisquer pais e responsáveis teriam interesse de matriculá-los. Além de tudo o que foi citado para a terceira idade, jovens podem se beneficiar do Tai Chi Chuan de diversas formas:

  • Estímulo ao crescimento ósseo e desenvolvimento muscular;
  • Melhora do convívio social;
  • Maior concentração em tarefas, incluindo a rotina escolar;
  • Melhor controle das emoções, ainda aflorando.

Em um mundo acelerado e com muitas distrações, a união da atividade física com auxílio no controle emocional e mental é essencial. Trata-se de mais uma forma de prevenção a diversas doenças que atingem níveis preocupantes, como a depressão.

Como praticar o Tai Chi Chuan corretamente?

Uma escola de artes marciais como a Tangshou Academy ministra aulas com profissionais especializados e que estudaram com grandes mestres. Como em qualquer esporte ou arte, não é possível iniciar sem o apoio e a estrutura adequada.

Dessa forma, de modo a buscar todos os benefícios e estar em um círculo de pessoas com o mesmo objetivo, busque sempre uma academia. Somente um profissional sabe exatamente o que a sua condição permite e o tipo de prática que melhor se adequa às suas necessidades e vontades.

Existe mais de um tipo de Tai Chi Chuan?

Tai Chi Chuan

Não deixaremos o assunto complexo demais, especialmente porque você aprenderá tudo o que precisa com um bom mestre. Porém, achamos interessante compartilhar de forma resumida algumas variações do Tai Chi Chuan:

  1. Estilo Yang: é a forma mais popular e a mais praticada em todo o mundo. Sua marca são os movimentos lentos e suaves, porém contínuos e com maior abertura. Deriva do estilo Chen, mencionado abaixo.
  2. Estilo Chen: movimentos mais curtos, de forma um pouco mais brusca e adicionados de pulos. Também possui diversos benefícios e pode ser praticada por pessoas mais experientes nas artes marciais e jovens.
  3. Forma Wu/Hao: postura alta, com movimentos lentos e possui a menor forma dos estilos.
  4. Estilo Wu tradicional: movimentos um pouco diferentes, com inclinação e variações comparados aos outros estilos.
  5. Estilo Sun: desenvolvido por Sun Lutang, é a união dos estilos Wu/Hao e Chuan.

É importante dizer que não há um estilo melhor do que o outro. O interesse nas artes marciais e seus benefícios é um primeiro passo, mas é pela experimentação que você se encontrará. Por isso, tenha a certeza de escolher uma boa academia.

Tai Chi Chuan

Sem limites de idade ou benefícios

É com regularidade que se nota as melhorias nos aspectos mentais e na saúde do corpo em geral. Apesar da citação do público mais jovem ou de mais idade, os benefícios são notados em absolutamente qualquer momento da vida.

A nossa preferência por citá-los foi somente pela atual percepção desses grupos sobre as artes marciais. Com algum grau de variação, é certo que você aproveitará as mesmas vantagens caso esteja em uma idade diferente.

O Tai Chi Chuan ainda precisa ser mais difundido, mas você é mais uma pessoa agora ciente dos ganhos que a prática proporciona. Não deixe passar a oportunidade de sentir por si mesmo uma mudança interna e externa.

Autor: Jacob Bartoletti

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.